20/01/2021 às 14h58min - Atualizada em 20/01/2021 às 14h58min

Brasileiros concluem eficácia de tratamento com plasma contra Covid

Só Notícia Boa
Hospital Albert Einstein
Pesquisadores brasileiros concluíram que a terapia com plasma é eficaz contra a Covid-19.

O estudo foi desenvolvido por pesquisadores dos Hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês e um grupo do Instituto de Ciências Biomédicas da USP – Universidade de São Paulo – com apoio da FAPESP-  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Os dados da pesquisa, feita com 104 portadores de Covid-19, indicam que a terapia com plasma sanguíneo de convalescentes da doença é uma alternativa segura que pode trazer benefício nos primeiros dias de sintomas.

Os resultados foram divulgados na plataforma medRxiv, em artigo ainda sem revisão por pares.

“Do ponto de vista da segurança, mostramos se tratar de um procedimento de baixo risco, equivalente ao de qualquer transfusão sanguínea.

No que diz respeito aos benefícios, observamos que evoluíram melhor os pacientes tratados mais precocemente.

Mas, como foi um estudo de braço único, ou seja, sem grupo controle tratado com placebo, nossa capacidade para avaliar a eficácia é limitada”, explica o hematologista José Mauro Kutner, docente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e um dos autores do artigo.

O ensaio clínico foi desenhado em março do ano passado, quando ainda se conhecia pouco sobre a covid-19 e a segurança da terapia.

Ela foi desenvolvida em 1891 para o tratamento de difteria e usada experimentalmente em surtos de infecções respiratórias, como gripe H1N1

Tratamento

O método consiste em transfundir nos doentes um componente do sangue rico em anticorpos contra o patógeno a ser combatido, obtido de doadores que já se recuperaram da infecção.

A ideia é que os anticorpos doados ajudem a reduzir a carga viral no organismo, evitando que o quadro se agrave.

No Brasil, foi autorizado apenas o uso compassivo, ou no âmbito da pesquisa clínica.

Por se tratar de um estudo de braço único, todos os participantes receberam o tratamento, mas em diferentes quantidades e fases da doença.

Ao final, os pesquisadores compararam a evolução do quadro nos subgrupos.

Foram incluídos apenas voluntários com mais de 18 anos e que apresentavam comprometimento respiratório importante. Parte deles já estava em unidade de terapia intensiva (UTI) e os demais em vias de serem internados.

“O principal achado é que os voluntários tratados precocemente, nos dez primeiros dias após o início dos sintomas, evoluíram melhor do que aqueles que receberam o plasma depois desse período. Esse achado parece ser inédito na literatura científica”, conta Kutner.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp