MENU

26/05/2021 às 10h11min - Atualizada em 26/05/2021 às 10h11min

Entenda o que é topo e fundo de funil no Marketing

Você sabe o que é funil no Marketing? Se você está pensando na peça de cozinha, você acertou… quer dizer, quase.

A internet oferece um potencial enorme de visitas ao seu site, mas isso não vale de nada, a não ser que haja retorno em vendas. Afinal, a wikipédia e demais instituições de informação estão aí para informar. No Marketing, nós queremos vender!

Uma das melhores ferramentas para fazer isso é o funil de vendas, o qual será abordado neste post.

Boa leitura!

O que é funil de vendas no Marketing Digital?

O funil no Marketing é uma ferramenta que visa criar um fluxo dentro dos conteúdos de um site. Aliás, ele extrapola o site, mas vamos limitar sua atuação, em nome da didática.

Em resumo, queremos atrair muitos usuários, descobrir quem está interessado em nosso produto e, finalmente, vender alguma coisa. Essas são as três etapas do funil, também conhecidas como topo, meio e fundo de funil.

Vamos nos concentrar apenas no topo e fundo de funil no Marketing Digital.

Como o topo do funil é caracterizado?

O topo de funil é aquela região onde a boca da peça de cozinha é mais larga. Trazendo isso para o mundo do Marketing, estamos interessados em tráfego, atenção e visualização para nossa marca.

Portanto, devemos realizar ações que chamem atenção de usuários. Quanto mais tráfego, melhor.

Não nos preocupamos com segmentação aqui, mas tomamos o cuidado de não captar usuários “aleatórios”, ou seja, de captar só por captar.

Blog posts

Uma das estratégias mais empregadas por empresas de Marketing Digital profissionais, como a Planejador Web, são os blog posts.

Na verdade, o valor está no SEO desse material textual, o qual põem o funil em ação.

Os conteúdos de topo de funil são mais genéricos e educativos. Materiais introdutórios, por exemplo, são os mais recomendados.

Redes sociais

O poder das redes sociais reside no alcance que podem atingir. Atualmente, um post bem elaborado pode impactar milhares de pessoas — e por que não milhões?

Ademais, existem centenas de grupos nas redes que abrigam o público-alvo da sua empresa. Então, elas são uma alternativa de contato com essas pessoas, permitindo, até mesmo, um tráfego mais qualificado que o de SEO.

Um dos problemas é o algoritmo das redes. Eles não colaboram muito com as empresas, mas há métodos para superar isso.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing é uma estratégia mais avançada, dado que precisamos ter o e-mail dos usuários.

Jamais, em hipótese alguma, compre listas de e-mails. De acordo com a LGPD, essa prática é ilegal e passível de punição. Além disso, é muito ineficiente.

Conquiste os e-mails de maneira natural. 

O conteúdo deve ser de topo de funil, ou seja, materiais introdutórios e educativos. Nada de ofertas e coisas do gênero.

E-books introdutórios

Por fim, os e-books são chamados de iscas digitais, e costumam ser trocados pelo e-mail e alguns dados dos usuários.

Embora pareça que você deu um material valioso à troco de nada, não é isso que acontece: quem recebeu o material vai confiar ainda mais em sua empresa. Além disso, você tem uma ideia dos conteúdos que aquela pessoa gosta de consumir.

O que é fundo de funil no Marketing?

O fundo de funil no Marketing é quando chegamos aos “finalmentes”. Se lá no topo queríamos educar, agora vamos apresentar nossa empresa como solução a um problema. Como por exemplo, numa loja de roupas infantis, você oferece conjunto infantil inverno para o cliente final que é: pais e mães.

Note que devemos alinhar muito bem as três partes do funil. Embora a abordagem seja diferente, o tema é sempre o mesmo: o problema que o usuário quer resolver.

Avaliação gratuita

A maneira mais direta de colocar o usuário em contato com seu produto é através de uma avaliação gratuita. Não tem como ser mais direto que isso, é sério.

Se seu produto for bom de verdade, naturalmente as pessoas vão validá-lo. Isso significa indicações de uso, assinaturas de planos mais avançados e compras maiores.

No fim das contas, o melhor Marketing é a qualidade do produto — se as pessoas o descobrirem, é claro.

Catálogo de produtos

É no fundo de funil que seu catálogo de produtos deve ser apresentado. No caso, tenha em mente que o usuário (chamado de lead, nessa etapa) quer algo muito específico. É isso que você deve mostrar a ele.

Afinal, não dá para vender tênis de corrida se você fizer propaganda de sapatilhas de ballet. O lead vai querer tênis de corrida, e se você não oferecer isso a ele, terá feito o trabalho para outra pessoa.

Vantagens na compra

Por fim, outra coisa que deve estar no fundo do funil no Marketing Digital são as vantagens na compra. São exemplos de frases típicas desse estágio:

  • “Se você comprar nos próximos 30 minutos, terá frete grátis para qualquer lugar do Brasil!”

  • “Na compra desses dois produtos, você leva esse terceiro com 50% de desconto!”

Ou seja, mostre vantagens que realmente interessem aos leads.

Gostou deste material sobre topo e fundo de funil no Marketing? Não perca nosso blog. Ele está recheado de conteúdos como este!

 

Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp