MENU

14/06/2021 às 17h29min - Atualizada em 14/06/2021 às 17h28min

Dicas para trabalhar Home Office com sucesso

Com o surgimento da pandemia pela doença COVID-19 o mundo foi obrigado a promover mudanças de hábitos em todos os aspectos. 

Em termos de prevenção, tornou-se obrigatório o uso de máscaras, utilização de álcool em gel e distanciamento social, o que, consequentemente, trouxe a necessidade do isolamento para evitar o contágio por esta doença que vem ceifando vidas de forma brusca e dolorosa. 

Assim, as empresas foram obrigadas a criar novos métodos de trabalho para seus funcionários, colocando em prática o trabalho remoto, comumente conhecido como Home Office, o qual já possui previsão legislativa, porém, não era tão praticado antes das mudanças acima apontadas.

Abaixo iremos mostrar alguns deveres e direitos que os trabalhadores que irão trabalhar home office tem direito, acompanhe:

  • Cadastrar-se na carteira de trabalho, informar data de ingresso, natureza do trabalho, salário e forma de pagamento;

  • Feriado;

  • 13º salário;

  • Pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

  • Fornecer vale-transporte nos dias em que os funcionários precisam viajar;

  • Subsídio de doença inesperado;

  • Salários proporcionais às funções de trabalho, independentemente de onde o trabalhador presta o serviço;

  • Outros benefícios concedidos aos empregados, como subsídio de creche, seguro saúde, subsídio de educação, etc,ou outros subsídios determinados em acordo coletivo de trabalho.

Um direito que o trabalhador tem sobre a função de home office é a obrigação do empregador em estruturar o local para que o funcionário esteja apto a trabalhar de sua residência. 

Essas adaptações são por conta do empregador, ou seja, equipamentos, aumento no gasto de energia, adequação de velocidade de internet são todos custos destinados ao patrão. 

Desta forma, sem sair de suas casas, em contato direto com seus familiares, os empregados acessam remotamente o ambiente de trabalho através de reuniões em plataformas específicas, se valem de aplicativos de conversação, e-mails e todos os meios necessários para promover uma aproximação entre a equipe.

Dicas para trabalhar Home Office com sucesso

Para quem tem interesse em trabalhar remotamente, mas não sabe como agir, ou para quem já trabalha remotamente, mas quer evitar a queda na produtividade ou até mesmo excesso de trabalho, gerando estresse e outros problemas emocionais, faz-se necessário que haja organização da rotina e planejamento das atividades diárias. 

É importante estabelecer horários, portanto, defina um horário para acordar, tomar café da manhã e arrumar-se adequadamente para iniciar suas atividades à distância.

Durante este período é importante evitar distrações, tais como, acesso a redes sociais, televisores e interrupções frequentes por terceiros ou até mesmo de seu animalzinho de estimação.

Se possível, defina um local fixo para o trabalho, por exemplo, uma mesa com todos os itens necessários ao desempenho de suas atividades, que deve manter-se limpa e organizada, a qual pode ficar próxima de uma janela ou de algum local que haja acesso à luz solar. 

Após 50 minutos de trabalho é interessante que se levante, alongue e distraia a mente por 5 minutos, isso ajudará a evitar problemas com sedentarismo e aumentará a criatividade. 

Não esqueça de se hidratar, isso é importantíssimo para aumentar níveis de concentração e produtividade.

Uma grande dica que podemos dar é utilizar alguns métodos de metas de conclusão de tarefas pequenas, médias e grandes tarefas. Assim você consegue se concentrar mais em suas atividades e chega nos objetivos com mais facilidade. 

Local de trabalho

Providencie um suporte para seu notebook, calendário, fone de ouvido, bloco de notas, agenda, um teclado e mouse externo, pois estes itens trarão ergonomia e organização ao seu dia a dia.

Defina um horário para término de sua rotina de trabalho, pois, há tendência que trabalhe por muito mais horas sem que se perceba, já que está em sua casa e não há necessidade de encerrar suas atividades para enfrentar o trânsito e enfrentar os meios de transportes lotados.

Adaptar seu local de trabalho deve ser em um local de boa iluminação, cadeira com altura adequada, mesa onde esteja confortável, e em uma postura adequada. 

Faça práticas meditativas, autoafirmações e exerça o pensamento positivo, pois, além de aumentar sua produtividade, você se tornará uma pessoa melhor.

Uma grande dica é usar exercícios de alongamento, antes, durante e depois do trabalho, esse procedimento é muito efetivo para sua posição de trabalho ser a melhor possível. 

Após a jornada de trabalho divirta-se, relaxe, acesse sites que trazem diversão, conteúdo que possa se distrair, veja vídeos de categorias que te chama a atenção. Uma ótima dica de acesso à internet é acessar o site misscarlet ótima leitura, grandes oportunidades. Acesse e veja o conteúdo. 

Por fim, é imprescindível que seja disciplinado, assim evitará cobranças de seus superiores, não se sentirá sobrecarregado e poderá usufruir dos benefícios do trabalho à distância, já que terá mais tempo para sua família, não necessitará enfrentar uma estressante rotina no trânsito, estará no conforto de sua casa e terá mais tempo para se dedicar aos seus próprios interesses.

Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp