MENU

21/06/2021 às 14h45min - Atualizada em 21/06/2021 às 14h42min

Como fazer para gerenciar múltiplas equipes dentro da indústria?

Estar no comando de gestão de pessoas é uma tarefa desafiadora, todos os dias tem uma nova superação pessoal e profissional. A todo momento é um problema que pede uma solução imediata, a sua capacidade sendo testada a todo momento. Agora, imagina uma indústria de grande porte com muitos funcionários e tendo que atender às suas expectativas e necessidades, isso tudo sem pirar, não parece fácil! E quando o seu papel é gerenciar múltiplas equipes, e que pode ser de diferentes setores? Estar próximo, no convívio de trabalho ,das tomadas de decisões, é difícil, poucos conseguem, mas não é impossível. 

Então, como conseguir? Mostrarei alguns passos fundamentais para esse processo:

Crie conexões

Comece por conhecer seus funcionários no seu pessoal, faça laços para ter confiança e promover um relacionamento humano, tendo assim um melhor desempenho nas atividades. Alguns especialistas afirmam que criar um vínculo forte com seu empregado gera maiores resultados, não somente para a empresa que passa a lucrar mais, mas também para seu funcionário. 

Criando assim elos duradouros, sabendo da real necessidade do colaborador, assim saberá como gerenciá-los.

Motivar ao crescimento

A produtividade dos seus funcionários vai depender do quanto eles estão felizes na empresa, manter sua equipe motivada é muito importante, aquele combustível para despertar o crescimento dentro do setor. 

Acredite, a sobrevivência da empresa está bem relacionada ao nível de satisfação de cada um.

Muitas das vezes é difícil ter uma abordagem única para todos, e as empresas devem oferecer maneiras de motivar seu funcionário ao crescimento, com aumento de remunerações, oportunidades internas de mudança de setor, dando capacitação, benefícios condizentes ao mercado, podemos encontrar uma empresa que atenda tudo isso, a Oficinox que nasceu do espírito motivador e empreendedor,  sabe como é valorizar as necessidades de seus sócios e colaboradores.

Sem preconceito

Infelizmente ainda existe o preconceito por ser diferente, mas todos somos diferentes um do outro e saber identificar isso faz um bom gestor de pessoas. Porque somos diferentes, queremos objetivos diferentes, e é tarefa dos gerentes reconhecer essas diferenças, e encontrar o que funciona. Ter essa visão proporciona um melhor desempenho da equipe, tornando o ambiente de trabalho mais harmonioso e feliz, promovendo produtividade e satisfação, com maior foco nos resultados da empresa. 

 

Distribua as tarefas

Muitos dos conflitos de uma empresa estão voltados para a sobrecarga de funções, do stress de trabalho acumulado, horas sem descanso e por aí vai. O bom gestor deve saber das habilidades e competências de sua equipe, identificar os pontos fortes e fracos, distribuindo as tarefas de forma inteligente. Dessa maneira, terá excelentes resultados, como ganho de tempo, maior motivação da equipe, ganho de qualidade e eficiência nas tarefas, entre outros. Ou seja, a empresa só tem a ganhar dando o devido reconhecimento ao seu time.

Elogie em público, corrija em silêncio

Quero dizer, as pessoas têm necessidades, e ser elogiados é uma delas. Dizer sobre seu excelente desempenho naquele projeto, aquela ótima ideia que gerou resultado, tudo isso faz o colaborador se motivar ainda mais e produzir melhor. Agora corrigir erros já deve ser em particular, em uma reunião, não algo a ser discutido em público, isso causa constrangimentos e danos, o que implicará  no seu desempenho no ambiente de trabalho.

Entenda, pessoas não são máquinas

Como diz uma canção, somos orgânicos e não programados, exatamente isso, temos imprevistos. E saber como lidar nessa situação faz um bom gerente de equipe. Imprevistos acontecem a todo momento, e o planejamento daquele dia não sair tem que ser entendido que acontece e buscar uma solução para esse incidente.

Em vez de procurar culpados ou tirar conclusões antecipadas, aja com cautela, e posteriormente procure entender os fatos e as versões da história de cada um, e claro faça isso de maneira individual. 

Seja imparcial

Elogie, reconheça o esforço da sua equipe, só não faça em excesso, isso causa estranheza e desconforto entre os demais. Um ambiente de trabalho assim se perde muito, gera stress, e a produtividade cai. Tenha um comportamento profissional dentro da empresa, trate todos com igualdade e respeito, sem interesses pessoais.

Comemore os resultados em equipe

A participação da equipe tem que ser em todos os momentos do projeto, e estar envolvido nos resultados faz toda diferença, motiva a querer mais e mais. Para isso, o gerente promove reuniões onde haja abertura para comentários em grupo, discussões sobre o projeto, poder expor pensamentos e interagir em equipe. A equipe está presente em todos os processos e estar envolvida nos resultados e poder comemorar com todos é algo motivador para seu crescimento pessoal.

 

Com esses passos agora ficou mais claro como gerenciar equipes, fazendo a empresa produzir mais, gerar resultados, ganhar espaço no mercado. Tudo isso e muito mais, desde que, gestores entendam seu papel com o indivíduo, entender a motivação de cada pessoa em uma empresa, criando assim relações de sucesso.

 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp