MENU

30/06/2021 às 15h10min - Atualizada em 30/06/2021 às 15h01min

Como fazer para aumentar a produtividade da sua empresa


A produtividade é crítica para o sucesso da sua empresa. Proprietários, gerentes e executivos de empresas desejam obter o máximo de seus funcionários, mas se você não está implementando suas próprias estratégias de produtividade, desafiar seus funcionários a serem produtivos é inútil. 

 

Todo mundo quer fazer mais em seu dia e se sentir realizado conforme cada dia chega ao fim. Se você e sua equipe não estão tendo um desempenho tão eficiente quanto os outros ou desejam realizar ainda mais ao longo do dia, este artigo pode ser muito útil para te ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa.

 

Algumas estratégias comprovadas que iremos apresentar o ajudarão a melhorar a produtividade de seus funcionários e a manter sua empresa operando com eficiência máxima. Você também não precisa levar seus funcionários ao esgotamento. As melhores táticas são boas para o seu negócio e para a sua equipe.

 

Antes de aumentar a produtividade da sua empresa, você precisa identificar o que afeta a produtividade da sua equipe para corrigir os erros que você e a sua equipe estão cometendo. Vamos ver mais detalhes sobre isso no tópico a seguir.

Que fatores afetam a produtividade da sua empresa?

Lidar com problemas de produtividade costuma ser complicado. O problema tem mais de uma origem. Alguns desses fatores estarão fora do seu controle - como uma pandemia global.

 

Ainda assim, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar seus funcionários a serem mais produtivos. Concentre-se nas coisas que você pode influenciar e se preocupe menos com todas as coisas que você não pode consertar.

 

Por exemplo, vale a pena investir no bem-estar da sua equipe. Incentive seus funcionários a permanecerem física e mentalmente saudáveis. Trabalhe ativamente na cultura da sua empresa. Essas coisas mostram à sua equipe que você se preocupa e tem um impacto direto na produtividade.

 

A maneira como sua empresa opera também é importante. Coisas como seu ambiente de trabalho, hábitos de comunicação e processos de trabalho fazem uma grande diferença.

 

Antes de criar uma estratégia eficaz, você precisa saber quais fatores estão afetando a produtividade de sua empresa.

 

Dicas para aumentar a produtividade da sua empresa

O que faz uma empresa ser produtiva e uma boa gestão combinada com funcionários satisfeitos, mas ambas as coisas são difíceis de conseguir. Por isso, se atente às dicas que podem te ajudar a conseguir essas duas coisas.

Reconheça os funcionários.

Todo mundo gosta de um tapinha nas costas por um trabalho bem feito, então certifique-se de fazer elogios quando eles merecem. Um agradecimento em uma reunião geral para fornecer um excelente atendimento ao cliente é ótimo. Um bônus ou vale-presente para um restaurante favorito é ainda melhor. Faça seus funcionários sentirem que são importantes.

Defina metas mensuráveis.

As pessoas fazem seu melhor trabalho quando sabem o que é esperado delas e quando. Seja claro na definição de seus objetivos e invista em treinamento adequado.

Considere horários de trabalho flexíveis.

Quando os funcionários têm a oportunidade de decidir quando trabalham melhor (dentro do razoável, é claro), geralmente são mais produtivos. Essa solução obviamente não funciona para todos os tipos de negócios, mas é uma boa solução a ser considerada, se for prática.

Automatize processos

Automatizar processos, principalmente os repetitivos podem te ajudar a cumprir a maioria dos pontos anteriores, pois seus funcionários terão mais tempo para cumprir tarefas mais importantes. Além disso, ninguém trabalha satisfeito fazendo tarefas repetitivas que uma máquina poderia facilmente fazer.

 

A aplicação de soluções de automação para problemas diários - de planejamento, fabricação, remessa, rastreamento, marketing e recursos humanos - pode ter um grande impacto na produtividade.

 

A automação permite que os funcionários se envolvam mais em alcançar as metas de negócios de curto e longo prazo.

 

Com a automação, os funcionários têm mais liberdade para inovar, identificar problemas, propor soluções, compartilhar resultados, usar seu próprio bom senso e executar decisões críticas que antes eram relegadas à alta administração.

 

Isso inspira maior lealdade entre os trabalhadores e torna o ambiente de trabalho mais dinâmico, onde todos, independentemente do cargo ou do departamento, se sentem capacitados a contribuir para o sucesso do negócio.

 

A automação facilita o crescimento do seu negócio. Com seus funcionários agora livres de tarefas de mão-de-obra intensiva para se concentrarem em objetivos mais estratégicos, e com sua empresa se beneficiando de maior segurança e menos erros humanos, sua empresa provavelmente verá um impacto positivo em seus resultados financeiros.

 

Isso permite que você invista sua maior economia de custos em novas estratégias que visam o crescimento e a expansão.

 

Integrar a automação ao seu negócio ajuda a aumentar a eficiência e a produtividade, ao mesmo tempo que inspira os funcionários a serem mais inovadores.

 

Se você quer aumentar a produtividade da sua empresa, conte com a ajuda da AES SOLUTIONS para te auxiliar nos processos de automação.

 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp