MENU

01/07/2021 às 10h39min - Atualizada em 01/07/2021 às 10h23min

Faculdade em farmácia, dicas para ter sucesso

 

Hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar um emprego, não é verdade? Mesmo para as pessoas que têm uma ou mais formações acadêmicas fica difícil conseguir um emprego na sua área de atuação. 

Pensando nisso, o blog da Drogaria Ponto Certo preparou essa matéria para você, que acabou de concluir sua graduação em farmácia, algumas dicas valiosas para obter sucesso após a sua formação acadêmica.

 

Afinal, o campo farmacêutico vem crescendo gradualmente em nosso país e as áreas de atuação dentro do segmento de farmácia são muito amplas e para você decidir em qual área específica atuar, primeiro precisa conhecer cada uma delas e escolher aquela que mais combina com você, dessa forma você obterá mais prazer e satisfação pessoal ao trabalhar na sua área.

 

Vamos agora então as 6 dicas que você precisa ter em mente para conseguir sucesso após se formar na faculdade de farmácia.

Defina seus objetivos

Antes de qualquer coisa você precisa definir e traçar seus objetivos pessoais. Comece definindo onde quer chegar daqui 5, 10, 15 e 20 anos. Dessa forma você consegue se concentrar e focar em um objetivo de cada vez e conforme o tempo for passando, pare e reflita onde você está e se seu objetivo está sendo alcançado. Caso esteja estagnado, reveja seu plano para ver onde você está errando e o que precisa fazer para que volte a caminhar da forma que você esperava.

Trace estratégias

Após definir seus objetivos trace estratégias para que você possa alcançar cada um deles no tempo estabelecido por você. Por exemplo, se for necessário cursar uma pós graduação para alcançar seus objetivos, coloque isso no seu planejamento estratégico. 

Mas lembre-se sempre, suas estratégias devem ser práticas e criteriosamente analisadas por você, afinal, se você deseja constituir família, por exemplo, isso deve entrar em seu plano estratégico pois sua vida pessoal pode afetar sua vida profissional e vice versa. 

Considere as opções de carreira

Existem muitas opções de atuação dentro do campo farmacêutico e você deve optar por aquele que mais tem haver com você, por isso eu separei algumas opções que estão muito em alta hoje em dia e vou citar logo abaixo, para te ajudar a ter uma ideia do que escolher se aperfeiçoar.
 

  • Análise clínica e toxicológica;
  • Cosmetologia;
  • Atendimento em drogarias;
  • Saúde Pública;
  • Gerência de farmacoeconomia;
  • Gestão de qualidade;
  • Farmácia hospitalar;
  • Cipatologia;
  • Genética humana.
 

Esses são alguns dos campos dentro da área farmacêutica que estão em alta no momento, mas não necessariamente você deve optar por algum deles, pois além desses existem vários outros campos que você pode escolher se te agradarem mais.

Faça seu registro no CRF

Após concluir a sua graduação em farmácia você deve, antes de tudo, fazer o seu registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF). Conforme a Lei 3.820/60 o profissional farmacêutico só pode exercer a profissão após se registrar no CRF.

 

Independente da carreira dentro da área farmacêutica que você escolher atuar, você deve fazer o seu registo no Conselho Regional de Farmácia, sem exceções. Pois o CRF zela pelos direitos e deveres do profissional, além de ser o responsável por fiscalizar o exercício da profissão pelo profissional registrado.

Conheça o mercado

Você sabia que um farmacêutico graduado e registrado pode exercer em até 70 áreas diferentes dentro do campo da farmácia? Pois é, exatamente por isso que é importante você definir em qual campo deseja atuar antes de traçar todos seus planos, objetivos e estratégias. 

Dessa forma você pode reduzir suas pesquisas apenas voltada para o mercado que você escolher, assim você poderá pesquisar e saber tudo sobre a área de atuação optada por você, para somente então você poder começar a traçar seus planos de 5, 10, 15 e 20 anos. 

Não pare de estudar

O erro de muitas pessoas é encerrar os estudos após a formação. O mercado farmacêutico vem se atualizando e se ampliando mais a cada dia e se você ficar estagnado pode ser deixado para trás e não irá conseguir atuar na área que você escolher com louvor e nem com destaque. 

Por isso nunca pare de estudar, faça sua pós graduação, mestrado, doutorado e sempre pesquise e compre livros com informações atualizadas sobre a farmácia na sua área de atuação, dessa forma você estará sempre por dentro de todas as novidades da indústria farmacêutica.

Conhecimento nunca é demais. Quanto mais informado você se manter, mais irá se destacar dentro da sua área na indústria de farmácia e terá um grande reconhecimento como excelente profissional.

 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp