MENU

31/08/2021 às 12h30min - Atualizada em 31/08/2021 às 12h27min

Como auferir pressão em casa?

O procedimento de auferir a pressão em casa arterial é simples, mas deve-se seguir uma série de orientações e cuidados para que não ocorra alteração nos valores apresentados. Os aparelhos eletrônicos (ou "esfigmomanômetro''), que para medir são colocados no braço ou no pulso, são os mais indicados para esse procedimento e podem ser facilmente adquiridos na farmácia mais próxima da sua casa. É preciso tomar cuidado com o aparelho, checando sempre o seu selo de verificação do INMETRO e a calibração do mesmo.

 

Veja as orientações e cuidados para auferir a pressão em casa:

Antes de medir é importante:

  • Não fumar ou consumir bebidas alcoólicas por no mínimo 30 minutos anteriores;

  • Esvaziar a bexiga;

  • Evitar refeições pesadas;

  • Não praticar atividades físicas por no mínimo 1 hora anterior;

  • Ficar em repouso por 5 até 10 minutos antes da medição.

 

É imprescindível que se siga essas orientações para não correr o perigo de visualizar resultados equivocados e colocar sua saúde em perigo.

No momento da medição:

Durante a medição é preciso também seguir algumas orientações. Confira abaixo os cuidados e as etapas de como auferir pressão em casa:

 

Primeiramente, para aferir a pressão arterial, deve-se sentar ereto, de preferência, em uma cadeira de modo que suas pernas fiquem posicionadas em um ângulo de 90º e encostadas no chão. Isso porque a pressão arterial pode variar dependendo da posição em que a pessoa se encontra: deitada, ela tende a abaixar, e em pé ou em movimento a aumentar. Outras variantes como, idade, peso, uso de drogas lícitas ou ilícitas, etc, também podem alterar a pressão arterial, por isso seguir as instruções para medição em casa e as recomendações do médico é fundamental.

 

Em seguida, com o braço relaxado, apoie em uma superfície de modo que o braço fique na altura do coração e mantenha a palma da mão virada para cima. Pegue o seu aparelho e o posicione onde é indicado: no braço, a braçadeira deve ficar, aproximadamente 3 cm acima do cotovelo, já se o aparelho for usado no pulso, atente-se em manter o visor voltado para cima. Com o aparelho posicionado corretamente, aperte no local indicado para a braçadeira começar a inflar.

 

No momento da medição, mantenha-se relaxado, imóvel, procure não falar e respirar calmamente enquanto o aparelho infla. Após alguns segundos a braçadeira deve começar a desinflar e irá aparecer uma sequência de números no visor do aparelho - que deve ser mantido sempre voltado para cima. O primeiro número, geralmente localizado na parte superior do visor, corresponde à pressão sistólica, isto é, registro da pressão máxima de quando o coração libera o sangue para o corpo. Na parte inferior, é apresentado o valor correspondente à pressão diastólica, ou registro da pressão mínima. Alguns aparelhos também mostram a frequência cardíaca no visor, comumente abaixo do valor da pressão diastólica.

Após anotar as informações obtidas no visor, desligue o aparelho.

 

O resultado de uma pressão considerada “normal” é que a pressão máxima não passe de 12mmHg (medição em milímetros de mercúrio) e mínima em 8mmHg, o conhecido “12 por 8”. Independente se o resultado for menor, igual ou maior que o valor, é recomendável procurar acompanhamento médico para entender e cuidar da saúde do seu corpo.

Conclusão

Auferir a pressão arterial em casa é simples e rápido, mas não isenta a necessidade de um acompanhamento médico, pois deve-se medi-la pelo menos uma vez ao ano. Quando a pressão é negligenciada, a circulação sanguínea fica prejudicada por causa do aperto nas artérias, não transportando sangue e oxigenação suficiente para o corpo. 

 

A hipertensão e outras doenças cardiológicas e cardiovasculares são um dos problemas de saúde mais comuns no planeta, o que traz muita preocupação a população. Quando se é hipertenso, é importante prestar atenção aos sinais que seu corpo dá e, além disso, saber como auferir pressão em casa, pois é crucial que o paciente tenha o melhor controle da sua doença, tanto para apresentar os dados ao médico, como para verificar a eficiência do tratamento.

 

O médico cumpre um papel importantíssimo na vida da população, pois só ele poderá ajustar e prescrever os medicamentos para manter a pressão arterial no valor ideal. Portanto, não deixe de procurar acompanhamento médico!

 
Link
Lucas W. Pelisari

Lucas W. Pelisari

Colunista de empreendedorismo e Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp