MENU

19/11/2021 às 14h38min - Atualizada em 19/11/2021 às 14h36min

Emmanuel Gonçalves Vieira

Jacarezinho de Luto!

Vicente Estanislau Ribeiro
Divulgação
Os jovens acadêmicos de Medicina: Emmanuel, Hércio e Moacir eram um trio de estudantes, além de grandes amigos, atletas de futebol de campo à época dos estudos.

Colegas de turma do ano 1960 da Faculdade Nacional de Medicina, na Praia Vermelha (Urca) – UFRJ.

Oswaldo Ximenes, aqui radicado, fazia o curso de Laboratório, também no Rio, onde influenciou o sobrinho Hércio, e este, contagiando os seus dois amigos; Emmanuel e Moacir, a clinicar nas terras do Norte Pioneiro do Paraná.

E, o destino os conduziu: Emmanuel em Jacarezinho, Hércio Ximenes em Santo A. da Platina e Moacir Figueiredo em Cambará.

Assim se inicia a historia de vida de um deles, do exímio profissional, competente, caritativo e que constituiu uma linda família em Jacarezinho.

A chegada do médico carioca, Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira, em nossa cidade foi no mês de maio de 1961, e veio para ficar.

Cirurgião Geral, Especialista em Obstetrícia e Ginecologia pela Santa Casa do Rio de Janeiro.

Dr. Haroldo Bianchi foi seu padrinho hospitalar, trazendo-o para trabalhar na Santa Casa, logo na sua chegada.

Já noivo, da venusta carioca, a jovem Maria de Lourdes Ribeiro, ele não resistiu à solidão e à saudade do amor de sua vida. Passados sete meses, em 02.12.1961 o casal disse “sim” ao matrimônio, na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Rio. A sua primeira residência foi na antiga Rua Canadá, hoje Profº  Rodrigo.

E, dessa união, nasceram aqui, cinco filhos: 1) Emmanuel (1962) falecido em 14.11.94, 2) Maurício (1963), 3) Fernando (1964), 4) Guilherme (1967) e 5) Cláudia (1970); onze netos e um bisneto.

Entusiasta e incentivador da cultura carnavalesca, sempre prestigiou as Escolas de Samba, onde saía pela Humildes da Favela de nossa cidade.

Agraciado pela Câmara Municipal como Cidadão Honorário de Jacarezinho.

Foi presidente da Misericórdia de Jacarezinho e seu Diretor Clínico; presidiu as instituições: Clube dos Papagaios e Jacarezinho Clube; pertenceu ao Rotary Club e Lions Club; ex-Professor da FAFIJA e FAEFIJA,  hoje UENP.

Prefeito vitorioso por duas vezes, nas eleições 1982 (1983-1988) e 1992 (1993-1996).

O seu consultório médico ficou, por muitos anos, onde hoje é o Laboratório Martoni e se mudou logo abaixo, na mesma avenida.

“Doutor Manuel” (07.10.30) com essa linguagem popular, com que, carinhosamente, o povo o trata e é assim que era conhecido na comunidade.

Ele e sua companheira de sempre, Lurdinha, formavam um casal encantador, feliz, muito querido, que despertava a admiração e respeito de todos nós.

Jacarezinho de luto!  Àquele que salvou tantas vidas, hoje sucumbe diante dela própria.

Perdemos um verdadeiro profissional em sua área, um dos últimos remanescentes na acepção da palavra; competente, ético, humano e conhecedor do que fazia e gostava.

Três características suas inconfundíveis: o seu sorriso sempre marcante, o seu sotaque carioca e o tratamento de seus pacientes pelo sobrenome.

Doutor Emmanuel, assim diz William Osler, médico canadense: “O bom médico trata as doenças, mas o grande médico trata o paciente.”

E, somos testemunhas, que esse legado, o doutor deixou entre nós.

Que Deus o acolha e o recompense generosamente por todo o bem realizado em nossa e sua querida Jacarezinho.

Gratidão é o que fica em todos.
Link
Vicente Estanislau Ribeiro

Vicente Estanislau Ribeiro

Licenciado em História e Bacharel em Direito

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp