29/07/2022 às 11h28min - Atualizada em 29/07/2022 às 11h28min

​A evolução da música...

Vicente Estanislau Ribeiro

Vicente Estanislau Ribeiro

Licenciado em História e Bacharel em Direito

Divulgação
“A cultura de um povo é o seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato”. (Nildo Lage)

Nas dependências do Templo da Cultura, no Conjunto de Amadores de Teatro – CAT, domingo, 24 de julho de 2022, às 20h, se deu uma noite memorável.

O evento contou com a participação da Orquestra de Câmara Santa Cruz da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo que apresentou a Evolução da Música no Curto Circuito Musical.

Sem custo algum, entrada franca e público de diversas faixas etárias e os assentos literalmente tomados.

Que espetáculo musical, quem lá esteve sabe o que estou retratando, além das músicas, também os jovens atores interpretaram de forma divertida e agradável, a transitoriedade da evolução da música com o passar dos tempos.

Uma aula histórica bem-humorada da música até os dias atuais.

Os músicos tocaram obras de renomados compositores da Renascença, Barroco, Classicismo, Romantismo, Pós-Romantismo e pôr fim a música do Século XX; menos a do Século XXI, que afinal, com todo o respeito, retrocedeu em todos os sentidos.

Paralelo a esse grande acontecimento, não podia ser o melhor momento de prestar uma justa e merecida homenagem ao saudoso maestro Paulo Braga Diniz; regente, compositor, arranjador e multi-instrumentista,  carinhosamente conhecido por todos nós, “Maestro Paulinho”.

À época de seu falecimento, a pandemia estava em alta com a Covid fazendo vítimas fatais e com isso, não se pode fazer uma despedida como de costume entre amigos e os familiares.

Mas, o tempo se encarrega de tudo, e o teatro com a casa cheia e uma orquestra divinal, tocou sua obra “Pastorinho”.

Um momento mágico e de rara beleza.

E, quando o público se adentra na orquestra, a harmonia do ambiente fica mais encantada, inspirada e congraçada com a beleza musical.

De onde estiver o nosso inesquecível maestro Paulinho, com certeza, agradeceu espiritualmente, lá de cima, porque a música estava no seu âmago preferido.
Vivenciar uma noite cultural dessa magnitude é um tanto difícil até de se expressar, mas não podia deixar de testemunhar o feito.

Agradecer a Direção do CAT, a anfitriã, a Orquestra de Câmara de Santa Cruz, na pessoa do maestro e todos seus componentes, atores, bailarina e a cantora solo pela magnífica apresentação.

Parabéns e Viva a Cultura!
* Vicentinho é Licenciado em História e Bel. em Direito.
27/07/2022
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp