26/01/2023 às 13h47min - Atualizada em 26/01/2023 às 13h43min

A necessidade da ética no exercício profissional

Fábio Antonio Gabriel

Fábio Antonio Gabriel

Doutor e mestre em Educação pela UEPG. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUCPR.

Fábio Antônio Gabriel
SITE MEDIUM
          A ética é uma palavra de origem grega ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa em relação à sociedade); é um conjunto de valores morais de um grupo, são princípios morais que norteiam a conduta humana no convívio em meio à sociedade a que o indivíduo pertença, também para a manutenção de um bom clima de trabalho no ambiente profissional. É preciso que estejam bem claras as normas de convivência que se espera, que sejam tratadas de maneira amigável e, uma vez estabelecidas tais normas, que todos as respeitem. Algumas normas evidentemente são estabelecidas preliminarmente pela empresa ou instituição e outras são tratadas. Uma instituição que não dispõem de regras   comportamentais, cria dificuldades no relacionamento; assim, vital é que haja normas as para que pessoas se respeitem mutuamente e dialoguem entre si.
          Qual é o fundamento para se pensar em normas éticas? Um princípio inicial é a questão de respeito: “aquilo que não gostaria que os outros fizessem a mim, não devo também fazer aos outros”. Nesse contexto, busquemos de todas as formas e meios pensar na importância de que não podemos “jogar contra” a empresa em que vivemos. Precisamos lutar pela empresa ou instituição em que trabalhamos. Igualemnte os responsáveis pela instituição também precisam seguir normas com a devida generosidade aos empregados e colaboradores, valorizando-os na medida adequada.
          Toda profissão tem sua própria deontologia (código de normas éticas), mas, no exercício de toda e qualquer profissão, um valor fundamental é o respeito pela dignidade do semelhante. O ser humano precisa ser respeitado enquanto tal. Não podemos, em nome da ganância por uma vantagem na empresa ou na prestação de um serviço, invadir o espaço dos colegas de trabalho. Precisamos, ao contrário, estender a mão e o lugar do outro que trabalha, esforça-se e merece progredir, merece respeito. Para conquistar nosso espaço na sociedade não necessitamos diminuir o outro.
          A maledicência também é uma forma perversa, danosamente negativa no ambiente profissional; pessoas destroem vidas e carreiras inventando, de forma maldosa, afirmações sobre determinado profissional. Precisamos constantemente procurar conversar abertamente quando existir algum problema, evitando constrangimentos e um ambiente desagradável. Tratar bem o colega, mesmo que não goste dele, faz parte do exercício da ética profissional.
Para aqueles que são prestadores de serviço, é muito importante prestar um serviço de excelência, buscando oferecer o melhor de si para atender bem àqueles que o procuram profissionalmente.

Visite www.fabioantoniogabriel.com 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp