19/02/2023 às 09h34min - Atualizada em 19/02/2023 às 09h30min

​Um tributo ao compº. Américo

Vicente Estanislau Ribeiro

Vicente Estanislau Ribeiro

Licenciado em História e Bacharel em Direito

Vicente Estanislau Ribeiro
Ah, o tempo... 
Passa tão ligeiro que sequer a gente se dá conta. E quando nos damos conta, nada mais está como era antes. 
Forte não é ser imune à dor, mas seguir adiante apesar de senti-la.
Já se passaram exatamente dois meses, véspera da chegada do Natal de 2022 e a lacuna de sua ausência permanece intensa.
Na manhã dominical do dia 18 de dezembro, Américo Alves Pereira Neto, deixou-nos repentinamente, não deu tempo de nada, apesar de todo esforço empreendido.
Um grande abalo familiar e uma tristeza em nossa comunidade.
Ele, de família de pioneiros, paulistas que aqui vieram e ajudaram a colonizar as terras de São Sebastião, o padroeiro de Jacarezinho.
Filho primogênito do casal, Antônio Alves Pereira, agricultor, e de Odette Franco Alves Pereira, professora; de uma prole de sete irmãos: Antônio Carlos (Profº. Tonhão), Brasilino (Lico), Maria Otília, José Roberto, João Luís, e Regina Helena.
O tronco familiar dos “Pereiras” tem DNA político no sangue; seu avô paterno, Américo Alves Pereira, foi “camarista”, denominação de vereador de antigamente, aqui em nossa cidade; inclusive, à época, doou o madeiramento para a construção da nossa Santa Casa de Misericórdia. E, seus primos foram também prefeito e vice, o Cássio Arantes Pereira e Paulinho Arantes.
Américo, seguiu a mesma linhagem na vida pública, e se elegeu Vereador pelo PDT na gestão 2001/2004, sendo o presidente do Legislativo; fui seu companheiro de Câmara; ele presidiu também, o Partido Democrático Trabalhista. 
Assumiu a Chefia da SUCAM no final da década de 80.
Trabalhou por duas décadas como assessor parlamentar dos deputados Abelardo e por último, Pedro Lupion. E, foi muito importante junto aos parlamentares nas tratativas para a conquista da tão sonhada UTI para o município e região.
Era um exímio articulador político e uma pessoa dotada de grande prestígio e amizade por onde passava.
Secretário de Gabinete em dois mandatos do prefeito Dr. Sérgio Faria.
Ainda solteiro, trabalhou como bancário, no antigo Banco Comercial do Paraná “BANCIAL”, logo em seguida, depois de se casar, foi vendedor da Benzenex, empresa de fertilizantes; além de ter sido também cafeicultor. 
Um apaixonado pelo seu Sport Club Corinthians Paulista, e sua distração quando ainda podia, no passado, era desfrutar do prazer de fumar um cigarro de palha ou um charuto.
Formado em Direito pela antiga FUNDINOP, hoje vinculada a UENP; Venerável Mestre da Loja Maçônica Major Couto Pereira.
Américo casou-se com a jovem formosa, Gemiriam Cruz Oliveira em 05.01.1974 na igreja do Lar São Vicente de Paulo com as bênçãos do Pe. Herbert.
Era fiel devoto de seu santo protetor “ São José ”, por quem tinha uma devoção muito particular, e uma fé inabalável.
Dessa união, o casal teve três filhos: Rodrigo (1977), Ricardo (1978) e Raphael (1979).
Américo, natural de Jacarezinho, nasceu em 27.03.1948; faleceu aos 74 anos, deixa a viúva, professora Gemiriam, três filhos, noras e quatro netos.
Finalizo a homenagem ao saudoso companheiro de jornada, com um trecho bíblico, do discípulo São João Evangelista: “ Eu sou a ressureição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente “. (João 11:25,26)
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp