MENU

16/04/2020 às 20h32min - Atualizada em 16/04/2020 às 20h32min

Epidemia de Coronavirus: momento de solidariedade humana ao invés de partidarismos

Prof. Dr. Fábio Antonio Gabriel
Sb Coaching
Vivemos um momento todo propício para exercitar a solidariedade humana e vivenciarmos a prática da ajuda mútua. Lutas partidárias ou ideológicas devem ser afastadas neste trágico momento em que nos encontramos. É hora, sim, de lutar para salvaguardar o máximo de vidas humanas possível; nenhum valor financeiro será capaz de devolver a vida a pessoas humanas ceifadas pelo COVID 19.
Diante da realidade que a todos aterroriza, peguei-me pensando como o capitalismo nos ilude a ponto de acreditarmos que tudo se resume ao ter e ao poder, ao ter posses financeiras; mas o essencial que percebemos neste momento é a saúde, sem saúde não somos nada. O momento é propício para revermos nossos valores e nos perguntarmos sobre o sentido da nossa existência.
O neoliberalismo apregoa o estado mínimo como condição para o desenvolvimento financeiro regido pelas leis de mercado; mas, em tempos de pandemia, percebemos o quanto o “mercado” faz pouco pelos desfavorecidos, cuja sobrevivência depende muito do apoio de um Estado forte e robusto que garanta as condições mínimas de sobrevivência aos excluídos do sistema.
Enfim, uma epidemia como a que estamos vivendo é motivo para repensarmos os valores que norteiam nossa existência e somarmos atitudes solidárias para colaborar com os  desfavorecidos. Momento de renderemos graças a Deus pelo dom da vida e de cuidar da própria vida seguindo as orientações para a prevenção do contágio e transmissão do COVID 19 conforme a Organização Mundial da Saúde.
Oxalá este momento de pandemia possa ser uma oportunidade de crescimento para a humanidade e de reavaliação dos próprios valores norteadores da existência humana. Que possamos refletir que nem tudo é comprado com o dinheiro, embora dele necessitemos para sobreviver. Precisamos rever nossos valores para que consigamos dar um sentido mais profundo à própria existência. Deixemos de lado também partidarismos, divergências partidárias e nos unamos para, juntos, superarmos este momento de crise em vários aspectos da existência humana.

Fábio Antonio Gabriel, doutor e mestre em educação, professor de Filosofia no Colégio Rio Branco de Santo Antonio da Platina, www.fabioantoniogabriel.com
 
Link
Fábio Antonio Gabriel

Fábio Antonio Gabriel

Doutor e mestre em Educação pela UEPG. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia pela PUCPR.

Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp