MENU

09/09/2021 às 18h24min - Atualizada em 10/09/2021 às 00h00min

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás contam com ações especiais de cuidados com a saúde mental neste 10 de setembro

SALA DA NOTÍCIA Anderson de Sousa
Como forma de apoio e alerta aos cuidados com a saúde mental, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, realizam durante todo mês de setembro uma série de ações voltadas para a valorização da vida, especialmente neste 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Entre as ações está o Movimento Falar Inspira Vida, em parceria com a Janssen, que leva aos passageiros das duas linhas milhares de cartilhas de conscientização sobre depressão nos nichos de leitura das estações, além de 35 painéis afixados com mensagens sobre o tema. A iniciativa ainda conta com a adesivação de duas escadas fixas e com uma instalação em forma de game, com os passos da jornada do acolhimento, que envolvem entendimento, diagnóstico, tratamento e apoio aos pacientes de depressão na estação Paulista.

Outra ação é a parceria com o Projeto Help, que apresenta uma exposição de painéis sobre a valorização da vida na estação São Paulo-Morumbi e ainda terá o espaço de escuta fraterna conhecido como "Cantinho do Desabafo", nos dias 14/09 (estação Capão Redondo), 17/09 (Largo Treze) e 24/09 (Campo Limpo), na Linha 5-Lilás, e nos dias 10 e 28/09, na Estação Luz, na Linha 4-Amarela, sempre das 14h às 16h.

As duas linhas ainda contam com um material informativo preparado pela ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos. Nos nichos de leitura de todas as estações, os passageiros podem retirar materiais impressos, cujo conteúdo traz informações de qualidade sobre saúde mental e orientações sobre alguns transtornos psiquiátricos, como depressão, transtorno bipolar, ansiedade, entre outros, que merecem atenção e tratamento especializado.

Serviços:

Movimento Falar Inspira Vida: até 30 de setembro, das 10h às 16h
• Game na Estação Paulista - Linha 4-Amarela
• Escada adesivada na Estação Paulista - Linha 4-Amarela
• Distribuição de cartilhas nos nichos de leitura de todas as estações da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás
• Painéis informativos

Cantinho do Desabafo - sempre das 14h às 16h
Linha 4 - Amarela
10/09 - Estação Luz
28/09 - Estação Luz
Linha 5-Lilás
14/09 - Estação Capão Redondo
17/09 - Estação Largo Treze
24/09 - Estação Campo Limpo

Exposição Projeto Help mensagens de acolhimento - Setembro Amarelo
Estação São Paulo-Morumbi: de 3 a 30 de setembro
Estação Luz: de 2 a 31 de outubro

Campanha de Prevenção do Suicídio - 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio
Oferta de folhetos informativos sobre o tema nos nichos de leitura de todas as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô - até 30 de setembro
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp