MENU

10/09/2021 às 23h22min - Atualizada em 11/09/2021 às 00h00min

Instituto Federal do Espírito Santo tem o primeiro curso técnico de café do Brasil

Segundo João Batista Pavesi, professor do Ifes, curso de tecnólogos de café já formou mais de dez turmas com 100% de aproveitamento dos ex-alunos no mercado de trabalho: 'Pessoal está todo empregado'.

G1
https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2021/09/10/instituto-federal-do-espirito-santo-tem-o-primeiro-curso-tecnico-de-cafe-do-brasil.ghtml

Segundo João Batista Pavesi, professor do Ifes, curso de tecnólogos de café já formou mais de dez turmas com 100% de aproveitamento dos ex-alunos no mercado de trabalho: 'Pessoal está todo empregado'. Instituto Federal do Espírito Santo tem o primeiro curso técnico de café do Brasil
O gosto pelo café vai muito além do prazer de consumir a bebida. Pelo menos para os alunos do curso técnico de café do Instituto Federal de Ensino do Espírito Santo (Ifes). A instituição capixaba, que fica na cidade de Alegre, no sul do estado, é a primeira a oferecer especialização sobre café no Brasil.
A estudante Gleide Bento saiu de longe para investir no seu futuro. De Cariacica, na região metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo, ela decidiu estudar café em Alegre.
"Eu falei para minha mãe: 'vou embora estudar café'. E ela: 'Gleide, toda vez que você chega em casa é um susto que eu levo'. Mas valeu muito à pena. Eu gosto demais", diz.
Instituto Federal do Espírito Santo tem o primeiro curso técnico de café do Brasil
Globo Repórter/ Reprodução
O Globo Repórter desta sexta-feira (10) contou histórias de brasileiros que dedicam a vida ao café.
Há 11 anos, o Ifes criou uma empresa sem fins lucrativos que é administrada pelos próprios alunos e funciona como uma extensão do curso. No início, o propósito era avaliar o café e dar uma assistência técnica aos produtores locais. Mas, hoje, a empresa atende a mais de 1.700 agricultores dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
"Os produtores começaram a perceber que seria uma oportunidade para alguns de seus filhos e nós começamos a receber essas pessoas ávidas pelo conhecimento. Hoje em dia temos dez turmas de técnicos formadas e vamos para nona turma de curso superior de cafeicultura. E esse pessoal está todo empregado", diz João Batista Pavesi, professor do curso de tecnólogos de café do Instituto Federal de Ensino do Espírito Santo.
As irmãs gêmeas e estudantes do curso Mariza e Mariana ocupam posições de destaques nesta empresa: são presidente e tesoureira, respectivamente. Assim, elas ensaiam os planos para o futuro.
"A gente pretende montar uma empresa na nossa região para os produtores que queiram fazer um café especial", conta Mariana.
Instituto Federal do Espírito Santo tem o primeiro curso técnico de café do Brasil
Globo Repórter/ Reprodução

Fonte: https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2021/09/10/instituto-federal-do-espirito-santo-tem-o-primeiro-curso-tecnico-de-cafe-do-brasil.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp