13/09/2021 às 11h43min - Atualizada em 13/09/2021 às 11h43min

Começa hoje a II Semana de Arte e Cultura de Jacarezinho

Evento acontecerá de forma online nesta edição

Assessoria
Assessoria
Hoje, dia 13, abrindo o evento acontecerá ao vivo a apresentação da peça de teatro virtual “Amores Surdos”, produzida pelo curso Técnico em Arte Dramática (IFPR – Campus Jacarezinho). 

Com o tema “Produção artística em tempos de pandemia”, a II Semana de Arte e Cultura de Jacarezinho começará hoje, dia 13, se estendendo até dia 17, sexta-feira, de forma online, com transmissão gratuita e ao vivo pelo Youtube, no canal “Comunicação Jacarezinho” (link abaixo). O evento terá certificação de participação, com inscrição no dia.

O teatro “Amores Surdos”, que será apresentado hoje as 20h30, narra o cotidiano de uma família, que embora demonstrem afeto e carinho entre si, as relações do dia a dia são desencontradas. A peça é uma adaptação do texto original escrito em 2004 pela artista Grace Passô, mas que se atualiza com os dias de hoje, com as nossas comunicações sociais cada vez mais curtas e desconectadas. Imperdível!

No elenco, os alunos e atores, Ana Gabriela Gonçalves, Ana Paula Navas, Bela Gonzís, Helena de Mello, Iago Reis e Matheus Martinez. A orientação e direção fica por conta dos professores Adrio Schwingel, Antônio Rodrigues, José Quaresma e Larissa Júlio.

A programação da Semana, além de apresentações teatrais, terá palestras e bate-papos com diversos profissionais das áreas de arte e cultura de Jacarezinho e região, além de convidados de São Paulo/SP, Curitiba/PR e Venâncio Aires/RS. Uma ótima oportunidade para conhecer, refletir sobre o fazer artístico e apreciar as linguagens da cena.

O evento é mais uma realização do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho e tem como objetivo promover a formação, circulação e articulação da produção artístico-cultural da região e do pais com o Instituto.

O evento será transmitido no Canal “Comunicação Jacarezinho”: https://www.youtube.com/channel/UCmjjCvwKLKVw5zj8zzNBifw/videos

E fique por dentro de toda a programação no evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/430533068286546
CONFIRA A PROGRAMACAO COMPLETA:

DIA 13 DE SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA)
20h – Solenidade de abertura
20h30 – Amores Surdos
Pré-estreia da montagem teatral virtual do curso Técnico em Arte Dramática (IFPR – Campus Jacarezinho). Adaptação e encenação do texto original de Grace Passô – grupo espanca! (MG)
Amores Surdos narra o cotidiano de uma família composta por mãe, pai e seus cinco filhos. Embora demonstrem afeto e carinho entre si, as relações do dia a dia são desencontradas. Isso denota uma lacuna no seio familiar, que só diante de uma ameaça maior poderá ser preenchida.
Atuação e produção: Ana Gabriela Gonçalves, Ana Paula Navas, Bela Gonzís, Helena de Mello, Iago Reis, Matheus Martinez
Orientação e produção: Adrio Schwingel, Antônio Rodrigues, José Quaresma, Larissa Júlio
21h20 – Bate-papo com estudantes e professores


DIA 14 DE SETEMBRO (TERÇA-FEIRA)
20h – Eu na cena!
Bate-papo com o artista e produtor cultural Sérgio Rosa (Venâncio Aires-RS)
Apresentação e mediação: Adrio Schwingel (IFPR – Campus Jacarezinho)
Sérgio Rosa é ator de teatro há 26 anos, integrante da Cia Cultural Afro – Cena. Com dois livros lançados, poeta, produtor de conteúdos digitais afros de comunicação, além da produção de filmes e diversas peças de teatro. A partir de sua notória, e premiada, experiencia na cultura e arte de protagonismo de pessoas negras, vem contribuir com a reflexão sobre representatividade em cena.


15 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)
20h – EncenaSom: do drama radiofônico ao podcast ficcional
Palestra com o pesquisador Dr. Lucas Martins Néia (USP)
Apresentação e mediação: José Quaresma (IFPR – Campus Jacarezinho)
Lucas Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, vem compartilhar um pouco da sua pesquisa. Propõe uma reflexão em torno da recente produção ficcional em podcasts à luz da historicidade do drama acústico: da radionovela, à peça radiofônica e a experiências artístico-sonoras efetuadas no decorrer do século XX, identificando transformações e continuidades da importância do meio acústico como uma forma de comunicação e arte.



16 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)
20h – Pandêmico Espetáculo.2021 (Classificação indicativa: 14 anos)
Espetáculo virtual de Cesar Almeida (Rainha de 2 cabeças | Curitiba-PR)
Após um ano de confinamento o artista consegue vencer suas barreiras criativas e começa a produzir com novas ferramentas, do século XXI. O que era presencial se tornou virtual. O calor das relações se esvaziou e o mundo nunca mais será o mesmo, tendo que o teatro precise ocupar seu lugar de reflexão em nossa sociedade. Teatro audiovisual?! Vídeo-teatro?! Um poema pandêmico de Cesar Almeida. Depois de 40 anos nos palcos curitibanos agora investe em seu canal do Youtube.

20h40 – Bate-papo com o artista
Apresentação e mediação: Everton Ribeiro (IFPR – Campus Campo Largo) e Renan Bonito (CNX Produções | Jacarezinho-PR)


17 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)
20h – Escola de Palhaças no contexto da pandemia
Bate-papo com as artistas e pesquisadoras Andréa Macera (Teatro da Mafalda | São Paulo) e Adelvane Néia ( Humatriz Teatro | Jacarezinho-PR)
Pensando na crescente presença e atuação das mulheres na arte da Palhaçaria, a Escola de Palhaças, primeira iniciativa de formação deste tipo no Brasil, surge como um desdobramento da oficina ministrada por Andrea Macera, em 2013. Com o intuito de oferecer um espaço de formação e reflexão sobre a presença das mulheres como palhaças e a luta destas para se firmarem no meio artístico, tiveram que adaptar as formações presenciais para o universo online.
Apresentação e mediação: Larissa Júlio (IFPR – Campus Jacarezinho)

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp