MENU

14/09/2021 às 16h54min - Atualizada em 14/09/2021 às 16h54min

Programa de assistência rural aquece crescimento agropecuário em Ribeirão Claro

Iniciativa em parceria com Sebrae e IBS conta com equipe multidisciplinar, composta por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas

Assessoria
Assessoria
A Prefeitura de Ribeirão Claro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Sebrae está desenvolvendo um programa de assistência rural voltado para “bacia leiteira” através da empresa IBS, denominado “Vaca Móvel”. 

O programa conta com uma equipe multidisciplinar, composta por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas que orientam os produtores sobre melhorias nas pastagens, ultrassom gestacional, controle de análise do leite, entre outros. Atualmente, 15 produtores de leite estão recebendo assistência especializada para inovação e melhoria nos processos, produtos e serviços.

A médica veterinária, Renata Alves de Paula, é uma das responsáveis pelo acompanhamento nas propriedades, na realização de análise do leite e diagnóstico gestacional dos animais, abordando também temas relacionados ao melhoramento e aumento da produtividade. O Sebrae/IBS dispõem de Unidades Móveis de Monitoramento Reprodutivo Bovino que dispõe de laboratório, para rapidez e eficiência nas análises. 

O programa inclui sete visitas técnicas por propriedade leiteira visando o fortalecimento da capacidade competitiva dos produtores e estímulo à melhoria da qualidade por meio do processo de inovação e gestão. Além disso, o programa “Vaca Móvel” inclui a realização de duas oficinas com apresentação dos indicadores e resultados alcançados no decorrer do ano para os produtores de leite. 

O secretário da pasta, Celso Gozzi Néia, destaca que a parceria com o Sebrae/IBS tem sido fundamental para o acompanhamento das propriedades. “Com assistência especializada oferecida aos produtores, a meta é melhorar cada vez mais a qualidade do leite e a produtividade”, explica Celso. 

O prefeito, João Carlos Bonato e a vice-prefeita, Ana Maria Baggio Molini destacam a importância do trabalho no campo para a economia de Ribeirão Claro. “Se o agro não produz, a cidade não tem alimento. Queremos registrar nosso reconhecimento a todos os envolvidos pelo apoio na realização desse projeto. Que esta iniciativa cresça e que seus frutos nasçam cada vez mais fortes para o desenvolvimento da “bacia leiteira” de Ribeirão Claro”, frisam os gestores. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp