30/06/2020 às 11h32min - Atualizada em 30/06/2020 às 11h32min

Conheça três melhores faculdades de Medicina da Argentina

facebook Universidade Nacional de La Plata
A Argentina não é apenas um dos lugares mais populares do mundo para formação universitária, mas também um dos países com as melhores faculdades da América Latina, com 43 instituições com destaque no QS Latin America University Rankings 2020, tanto de ensino público como privado. 

Esse crescimento da oferta acadêmica vem se acelerando graças ao ‘boom’ econômico do País no início do século 21, inclusive atraindo cada vez mais estudantes internacionais para cursos de alta qualidade, custo de vida acessível e maior facilidade de ingresso nas faculdades. Nesse sentido, mais de 6,7 mil brasileiros buscam formação profissional em medicina na Argentina atualmente, de acordo com dados recentes. 

Abaixo estão algumas das mais conceituadas e melhores faculdades de medicina da Argentina, altamente conhecidas nas comunidades acadêmica e educacional. São universidades de primeira linha que ocupam postos de destaque ao lado de alguns dos maiores nomes do ensino superior internacional.


Universidade Federal de Buenos Aires – UBA 

A mais antiga universidade da Argentina, fundada em 1821 na capital, Buenos Aires, é financiada pelo Estado. Uma das maiores por matrícula da América Latina, a instituição já produziu cinco ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo dois em medicina – Bernardo Houssay (Nobel de Fisiologia e Medicina, em 1947) e César Milstein (Nobel de Fisiologia e Medicina, em 1984). 

Entre as universidades do Continente, a UBA ocupa o 1º lugar no QS Latin America University Rankings 2020, pelo terceiro ano consecutivo. Está também entre as 100 Melhores Universidades do Mundo, na 75ª posição, segundo o prestigiado QS University Rankings deste ano.

A Federal de Buenos Aires não possui um campus principal, mas diversos edifícios espalhados pela cidade. A universidade conta com 13 departamentos, 10 museus e seis hospitais, entre os quais estão o Hospital de Clínicas "José de San Martín", uma das maiores referências em especialidades médicas do País. Em breve, a capital terá uma segunda unidade hospitalar nesses moldes, já em construção. 


Universidade Nacional de La Plata – UNLP 

Uma das mais conceituadas da Argentina, a Universidade Nacional de La Plata é uma instituição de ensino público localizada na cidade de La Plata, a aproximadamente 60 quilômetros da capital Buenos Aires. Fundada em 1905 pelo Doutor Joaquín Víctor González, um dos grandes nomes da educação do País, hoje é uma das maiores da Argentina. 

A UNLP, pelo terceiro ano consecutivo, se destaca como a segunda melhor do sistema universitário argentino, mantendo-se no posto 21º a nível latino-americano, segundo o prestigiado Scimago Institutions Ranking (SIR). Além disso, ocupa a posição de número 26 do ranking QS World University 2020 para a América Latina. Desta forma, a universidade é destaque nos principais rankings internacionais dedicados a avaliar a qualidade das instituições de ensino superior.

A UNLP conta com 17 faculdades e 104 carreiras de graduação. Como todas as universidades da Argentina, o ingresso na UNLP não prevê nenhum processo seletivo ou restritivo, inclusive para alunos estrangeiros. É obrigatório apenas fazer um curso nivelador antes do início das aulas. A universidade exige também, assim como todas as instituições de ensino público e privado do País, o certificado de língua espanhola. 


Universidade Nacional de Rosário – UNR

A Universidade Nacional de Rosário foi criada em 1968 e está situada na cidade do Rosário, província de Santa Fé, região Centro-Oeste da República Argentina, a 300 quilômetros da capital Buenos Aires. Sua estrutura de fundação consistia em alguns organismos acadêmicos e administrativos pertencentes à Universidade Nacional do Litoral. A organização atual é composta por 12 faculdades, 3 escolas secundárias e 1 academia interdisciplinar. A UNR está em 75º lugar entre as Melhores Universidades da América Latina, segundo o QS Latin America University Rankings 2020.

O curso de medicina da faculdade Pública UNR está entre os melhores da Argentina. A cada ano mais brasileiros procuram a cidade de Rosário para a formação superior em medicina. Embora os alunos estrangeiros estejam isentos de mensalidades e livres do vestibular, um projeto de 2017 exigem que eles apresentem um Certificado de Espanhol Nível B2. 

A UNR também foi a primeira universidade argentina a implementar no País o PBL (Problem Based Learning), um método diferenciado de ensino para a graduação em Medicina. Criado no Canadá, esse método consiste em apresentar aos alunos problemas que enfrentarão ao longo das suas carreiras. Criado pela Universidade MACMASTER no Canadá, o método de ensino diferenciado vem sendo empregado por várias universidades no mundo, proporcionando ótimos resultados e uma formação excelente.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp