MENU

18/09/2021 às 15h01min - Atualizada em 19/09/2021 às 00h00min

Investidores ensinam valuation no Reality Show Batalha das Startups 

Jorge Iazigi, CFO do Grupo Inova SA, Jair Lemes, CEO da Brava Capital, Carlos Junior, CEO da Sai do Papel, Fabio Murad, CEO da SpaceMoney, Vagner Aguado, ex-CEO da Wirecard e Fernando Seabra, co-founder da Angel Investor Club serão os mentores.

SALA DA NOTÍCIA Estela Maria
https://batalhadasstartups.com/formulario-de-inscricao/

O reality show Batalha das Startups estreia no próximo dia 04 de outubro na TV Record News e está com uma novidade no formato para auxiliar empreendedores no cálculo do valuation - um dos elementos chaves para o investidor decidir sobre aportar ou não no negócio da startup. O Valuation Day vai reunir grandes nomes para orientar sobre a importância do valuation na avaliação de empresas, método cada vez mais exigido para profissionais de diversos mercados.

“Para chegar ao valuation, o passo inicial é saber qual é o resultado operacional da empresa, independente de empréstimos ou dívidas, inicialmente sem olhar para a estrutura de capital.  Esse é o número Ebitda. Assim, se a startup fatura R$ 100 mil ano e lucra R$50 mil, mesmo que tenha dívidas, ela tem um resultado operacional de 50%. Isso interessa aos investidores, pois se eles aportarem capital pagam a dívida e a startup já opera lucrando”, conta Jorge Yazigi, CFO do Grupo Inova SA - holding detentora do Programa Inova360 Startups, que realiza o Batalha das Startups.

A metodologia de cálculo de um valuation tem diferentes variáveis. De acordo com Carlos Júnior, CEO da aceleradora carioca Sai do Papel, o valuation não tem uma lógica cartesiana e é necessário olhar para quem está pilotando o negócio. “Temos que avaliar qual é a expertise dos empreendedores que estão envolvidos. Se ele quer vender donuts, mas nunca teve doceria, isso importa. Se ele entrar em um nicho que é de domínio de mercado dele, acaba tendo muito mais chances de dar certo. Agora, se o empreendedor for um executivo de sucesso, do tipo a Luíza Trajano, o negócio pode estar ainda no papel que muitos investidores terão interesse”, afirma.

Dica de especialista

O Reality Show Batalha das Startups conta com quatro diferentes datas para as mentorias  conduzidas por Jorge Iazigi - ex-VP da Visa, diretor financeiro da Emepar e do Grupo Inova SA; Jair Lemes - CEO da Brava Capital e especialista em private equity, valuation, diagnóstico financeiro empresarial e investimentos; Carlos Junior - CEO da aceleradora Sai do Papel, Fabio Murad - CEO da SpaceMoney e especialista em portfolio managment, valuation, funding e educação financeira; Vagner Aguado - ex-CEO da Wirecard e especialista no mercado de meios de pagamentos digitais e crédito a pessoas físicas; além de Fernando Seabra - co-founder da Angel Investor Club, diretor da FIESP, investidor e mentor de startups. 

O Valuation Day contará com uma apresentação de 15 minutos de cada um dos três mentores, onde eles ensinam o cálculo de valuation. O jogo segue com um pitch de 1 minuto feito por cada startup e mais 1 minuto para que ela explique como chegou ao valor. Em seguida os mentores avaliam o trabalho e um deles dá uma nota de 1 a 5 para cada startup. 

Agenda

Dia 23.09 – 19h30 - Fintech e Retailtechs 

Dia 30.09 – 19h30 - Logística, Smart City, Energy e Mobilidade 

Dia 07.10 – 19h30 - Startups de Barueri, Edtechs e Sportstechs

Inscrições até dia 20 de setembro pelo link https://batalhadasstartups.com/formulario-de-inscricao/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp