23/09/2021 às 11h56min - Atualizada em 23/09/2021 às 11h56min

​Prefeitura de Maringá planeja chegar a 50km de ciclovias em 2022

Prefeitura de Maringá
Prefeitura de Maringá
O prefeito Ulisses Maia é um entusiasta do transporte sustentável e tem reforçado os investimentos em mobilidade urbana com a revitalização e construção de novas ciclovias, entre outras ações. Para 2022, a previsão é direcionar R$ 3,7 milhões para o setor, em reformas, e também chegar a 50 quilômetros de ciclovias na cidade. O valor foi anunciado em audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2022/2025 na semana passada.

O uso de bicicletas e patinetes tem aumentado pelos atuais 41 quilômetros de ciclovias. Mais nove quilômetros de novas vias já estão projetados para o próximo ano. O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, informa que estão agendadas a revitalização das ciclovias das avenidas Pedro Taques, Mandacaru e trecho da avenida Brasil, somando 10km. “Estamos atendendo demandas da comunidade e dos ciclistas”, comenta Purpur.

AMPLIAÇÃO - Outros 15 quilômetros de ciclovias estão em estudo. Entre eles, na avenida Tuiuti, indo do Contorno Norte até a avenida Brasil, num trecho de 4,4 km. E ainda há o prolongamento de 3,4 km da ciclovia da avenida Cerro Azul, chegando até o Contorno Sul. A Prefeitura de Maringá também discute com os governos estadual e federal a construção de novas vias ligando Maringá com cidades próximas.

A gerente de projetos de Mobilidade Urbana de Maringá, Elise Savi, informa que os procedimentos burocráticos da nova ciclovia na avenida Tuiuti estão na Secretaria de Obras Públicas para elaboração dos projetos complementares. A expectativa é de que a licitação seja realizada esse ano para que as obras aconteçam em 2022. 

NEGÓCIOS - O crescente uso de bicicletas e patinetes na cidade movimenta a economia. A Secretaria de Fazenda informa que estão registradas na Prefeitura 629 empresas que trabalham com vendas deste veículo, acessórios ou consertos na cidade. A mobilidade com bikes também é ponto importante no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) que é feito pela primeira vez em Maringá. 

• Confira o PlanMob maringaense . 

DADOS
• novas ciclovias (7,8km): 
   - avenida Tuiuti, 4,4km
   - avenida Cerro Azul, 3,4 km

• reformas (10km):
   - avenida Pedro Taques
   - avenida Mandacaru
   - trecho da avenida Brasil

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp