24/09/2021 às 11h12min - Atualizada em 24/09/2021 às 11h12min

LONDRINA - ​Programa Castramóvel ultrapassa 12 mil castrações em cães e gatos

Lançado em março de 2020, o Castramóvel atende cerca de 50 animais por dia, com serviços de castração e microchipagem

Prefeitura de Londrina
Prefeitura de Londrina
O Castramóvel ultrapassou nesta semana a marca de 12 mil castrações em cães e gatos de Londrina, desde seu lançamento, em março de 2020. O Programa Municipal de Controle Populacional atende cães e gatos de pequeno, médio e grande porte que pertençam às famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores independentes e organizações de proteção animal.

O programa realiza, além da castração, a microchipagem, um procedimento simples que identifica a posse do animal e coíbe o abandono e maus tratos. Todas as famílias atendidas pelo serviço recebem orientações sobre posse responsável, para que garantam o bem-estar dos seus animais. E, após a cirurgia, o programa também fornece ao tutor a medicação prescrita pelo médico veterinário.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, afirma que Castramóvel atendeu a uma demanda muito antiga e muito pleiteada pela população.  “Londrina é uma cidade de cerca de 600 mil habitantes, e muitos desses possuem um animal de estimação. Mas nem todos têm condições financeiras para garantir a saúde desse animal, e o programa do Castramóvel viabiliza esse procedimento. Embora seja uma cirurgia simples e rápida, a castração evita diversas doenças e reduz o risco de abandono, então é uma política pública inédita na cidade e que veio para ficar”, frisou.

Quando foi lançado, o Castramóvel tinha como meta a castração de 140 animais por semana. Em 2020, o programa castrou 5.767 animais, sendo 3.672 cães e 2.095 gatos, mediante investimentos do Município no valor de R$ 639.476,00.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que coordena o programa, são realizadas, aproximadamente, 50 atendimentos por dia e cerca de mil ao mês. E este ano já são mais de 3.800 cães e 2.300 gatos castrados até esta semana.

A castração dos animais domésticos é uma medida muito importante para impedir a incidência de animais abandonados, pois o procedimento nem sempre pode ser custeado pelos tutores e muitos são deixados nas ruas após ninhadas indesejadas. Também promove a saúde da população, já que a superpopulação de animais favorece a transmissão de zoonoses, como a raiva, toxoplasmose e outras.

O gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lyonel Martinez, complementou que a castração de cães e gatos traz grandes benefícios à saúde dos animais. “É uma forma de prevenir doenças do sistema reprodutor, enfermidades mamárias, diabetes e epilepsia. Também reduz a saída dos animais, evitando atropelamentos e contágio por doenças infecciosas. E o animal castrado pode diminuir alguns comportamentos indesejados, como territorialismo, agressividade e marcação de território”, citou.

Para cadastrar o cão ou gato no Castramóvel, os interessados precisam mandar uma mensagem para o WhatsApp (43) 99997-9755. Esse cadastro passará pela avaliação da equipe técnica e, somente após a aprovação, é feito contato para agendar o dia e horário do atendimento. A Clinicão é a clínica veterinária credenciada pelo Município para realizar os procedimentos.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp