27/09/2021 às 12h32min - Atualizada em 27/09/2021 às 12h32min

Londrina: ​Prefeito sanciona título de Utilidade Pública para a Instituição Pernas Preciosas

Instituto Pernas Preciosas é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo oportunizar às pessoas com deficiência a prática esportiva, cultural e educacional

Prefeitura de Londrina
Prefeitura de Londrina
Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito de Londrina Marcelo Belinati sancionou a Lei n.º 3261 que torna o Instituto Pernas Preciosas – Instituto P2 uma instituição de Utilidade Pública. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a presença de diversas autoridades. O Projeto de Lei n.º 110/2021, que resultou no reconhecimento da instituição como de utilidade pública, foi do vereador Fernando Madureira. Ele foi aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal de Londrina.

O Instituto Pernas Preciosas é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo oportunizar às pessoas com deficiência a prática esportiva, cultural e educacional, por meio da reabilitação física, da inclusão social e de atividades que ajudam a melhorar a autoestima. Para isso, a entidade faz o treinamento de atletas com deficiência, executando exercícios de força física e habilidades, e conta com o trabalho voluntário de professores de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas e de um contador. Atualmente, oito modalidades são trabalhadas no instituto: halterofilismo, basquete com cadeira de rodas, paranatação, vôlei sentado, parajiu-jitsu, futsal down, cross adaptado e corrida de rua. O local atende mais de 100 pessoas e outras 100 estão na fila de espera, aguardando serem atendidas.

Com o título de Utilidade Pública, a entidade poderá consolidar convênios municipais, estaduais e federais e dar continuidade ao aprimoramento e ampliação dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos. A instituição surgiu em 2018, quando Angelita Bonifácio foi convidada para atuar como voluntária em uma corrida de rua, auxiliando um cadeirante durante o percurso no entorno do Aterro do Lago Igapó, em Londrina. O setor administrativo do instituto  fica na Rua Piauí, 1.269, sala 7, no Centro, e o treinamento dos atletas acontece em diferentes locais.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que o instituto faz um trabalho maravilho, pois atua no acolhimento, apoio e inclusão de pessoas com deficiência. “O instituto dá perspectiva de um futuro positivo para muitas famílias. Diversas crianças e jovens estão no projeto, fazendo atividade física, e não tenho dúvida de que eles serão paratletas no futuro. Isso faz muito bem, tanto fisicamente, quanto emocionalmente. Desde o início de nossa administração temos atuado em todas as áreas e uma delas é voltada a pessoas com deficiência. Parabéns ao Pernas Preciosas por sua brilhante atuação em Londrina. Contem sempre conosco”, afirmou.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, disse que o título de utilidade pública é o reconhecimento do poder público pela relevância do serviço prestado pela instituição. “O Pernas Precisas faz um belo trabalho na promoção, visibilidade e apoio às pessoas com deficiência e, nada mais justo, a sanção desta lei. Parabéns ao instituto, à Câmara, que aprovou o projeto, e a cidade de Londrina, por ter uma instituição com esta qualidade, sendo reconhecida como de utilidade pública”, apontou.

Uma das representantes do Instituto Pernas preciosas, Ghislaine Teixeira da Silveira, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contou a sanção desta lei era um sonho da instituição que passa a se tornar realidade. “Por meio deste título vamos poder salvar mais vidas, porque vamos poder ampliar o nosso trabalho, tirar as pessoas da fila de espera e termos um local próprio, específico, para os treinamentos”, expôs.

A atleta paralímpica de halterofilismo e membro da diretoria do Pernas Preciosas, Marcia Menezes, destacou que por meio do título de utilidade pública será possível buscar recursos para que o instituto possa ter sede própria que comporte todas as modalidades. “Agradeço ao prefeito e aos vereadores por essa conquista. Nosso objetivo é ampliar, cada vez mais, o número de atletas atendidos, e dar um melhor suporte a eles. Já tiramos muitas pessoas que estavam com depressão, mostrando a elas que o esporte devolve a vida, e agora poderemos expandir o nosso trabalho”, disse.

Menezes também contou um pouco de sua história, que é inspiração para muitas crianças e jovens do instituto. “Há seis anos eu me mudei de Londrina para Itu, onde morei por este tempo e treinei pela Seleção Brasileira, competindo nacionalmente e internacionalmente. Sou multicampeã brasileira, tenho 11 medalhas internacionais, incluindo uma medalha inédita no Brasil, que a primeira do halterofilismo em um mundial. Sempre levei o nome de Londrina, de forma positiva, para todo lugar que eu fui. Quando voltei para Londrina dei continuidade ao meu sonho, que se tornou muito maior quando entrei para o instituto. Continuo em preparação, para participar de competições internacionais, e quero levar, ainda por muito tempo, o nome de Londrina e do Pernas precisas por onde eu for”, enfatizou.

O vereador Fernando Madureira, autor do projeto de lei, elogiou o trabalho realizado pelo instituto e disse que o título de utilidade pública é mais uma ferramenta para apoiar o projeto. “Desde a minha atuação como presidente na FEL, no primeiro mandando desta administração, o prefeito Marcelo Belinati sempre foi um grande apoiador do esporte. Muitas vezes tínhamos dificuldades em repassar verbas para as entidades, por falta de CNJP e documentação. Por isso, orientamos a Angelita, que com todo o empenho e conhecimento no paradesporto, foi atrás da documentação necessária e, agora, com o título de utilidade pública a instituição poderá captar verbas de projetos estaduais, como o Nota Paraná, e do governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, por exemplo”, apontou.

A deputada Luísa Canziani afirmou que a sanção desta lei representa um sonho realizado. “Este dia é muito significativo, pois coroa todo o esforço do trabalho realizado pelo instituto. Precisamos ampliar iniciativas como essa, para que o trabalho em prol das pessoas com deficiência possa expandir. Parabéns ao Pernas Preciosas, pelo promoção deste trabalho honroso, ao prefeito, vereadores, e todos os envolvidos nesta ação”, salientou.

Entre os presentes na solenidade, estiveram o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido; o vereador Eduardo Tominaga; crianças atletas do instituto, acompanhadas pelos seus pais; e a assessora jurídica do Pernas Preciosas, Stela Puzi Cessel.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp