29/09/2021 às 18h30min - Atualizada em 29/09/2021 às 18h30min

​Quatro municípios da região já sofrem com rodízio de água

Racionamento acontece em Ibaiti, Quatiguá, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos

Tribuna do Vale
Divulgação
Mais uma vez a combinação de poucas chuvas e o aumento do consumo de água devido ao calor resulta no racionamento forçado em municípios da região. Ibaiti, Quatiguá, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos vivem rodízios no abastecimento e dias de torneiras secas.

O primeiro município a enfrentar o racionamento foi Ibaiti, onde a Sanepar implantou a medida emergencial no começo de setembro. Entretanto, como o volume dos mananciais continuou baixo, o rodízio de água foi estendido por mais 15 dias além do previsto inicialmente, devendo vigorar até 22 de outubro.

A Sanepar dividiu o município em dois setores e cada um tem abastecimento por 24h, alternadamente, com a normalização do fornecimento de água acontecendo no período da manhã.

Na sequência houve a necessidade da implantação do rodízio em Quatiguá, que teve início no último dia 22, com previsão de ser encerrado nesta quinta-feira (30). O racionamento também acontece em 24h por 24h.

Nesta semana foi a vez dos moradores de Santo Antônio da Platina ter o fornecimento de água comprometido, com o rodízio entrando em vigor na segunda-feira (27) e previsão de vigência até 17 de outubro, igualmente com o racionamento de 24h com abastecimento e 24h sem água.

Por último foi Siqueira Campos que viu a Sanepar ter a necessidade de racionamento, com o rodízio previsto para começar nesta quinta-feira (30), durando, a princípio, até o dia 17 de outubro. O sistema adotado também é de fornecimento de água por 24h e o corte por outras 24h.

Em todos os casos há a possibilidade de normalização do abastecimento em caso de melhoria da crise hídrica, porém com previsões de uma primavera seca as projeções não são das mais otimistas

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp