MENU

29/09/2021 às 19h24min - Atualizada em 30/09/2021 às 00h00min

MP pede para Hospital Estadual de Bauru destinar leitos ociosos para pacientes na fila por vaga

Segundo a Promotoria, unidade possui 70 leitos ociosos, 40 deles de UTI, sendo que só a cidade possuía esse mesmo número de pacientes represados na fila Cross. Estado nega existência de leitos ociosos.

G1 - Bauru, Marília (SP)
https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/09/29/mp-pede-para-hospital-estadual-de-bauru-destinar-leitos-ociosos-a-pacientes-na-fila-por-vaga.ghtml

Segundo a Promotoria, unidade possui 70 leitos ociosos, 40 deles de UTI, sendo que só a cidade possuía esse mesmo número de pacientes represados na fila Cross. Estado nega existência de leitos ociosos. Segundo o MP Hospital Estadual de Bauru teria 70 leitos ociosos; Secretaria de Estado da Saúde nega
TV TEM/Reprodução
O promotor de Justiça auxiliar de Bauru (SP), Enilson Komono, enviou nesta quarta-feira (29) uma recomendação para que a Famesp e o Hospital Estadual da cidade providenciem a readequação de 70 leitos ociosos da unidade para dar atendimento aos pacientes represados na fila Cross, o sistema estadual que gerencia a fila por vagas de internação.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde negou a existência de leitos ociosos no Hospital Estadual de Bauru. (Veja nota completa abaixo)
No documento, o promotor alega ter recebido informes do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6) comprovando haver 70 leitos ociosos no Hospital Estadual desde o último sábado (25), sendo 40 deles UTI e 30 de enfermaria.
Além disso, explica Komono, em consulta ao site do município de Bauru, havia 69 pacientes em UPAs e pronto-socorro aguardando vagas pelo sistema Cross, fora a demanda das outras cidades da região.
Na recomendação do MP, ficou estabelecido um prazo de cinco dias a partir do recebimento para manifestação dos envolvidos.
Consultadas, a Famesp não havia se manifestado até a publicação desta matéria, mas a Secretaria de Estado da Saúde negou a existência desses leitos ociosos:
“Não há leitos ociosos no Hospital Estadual de Bauru. Os esclarecimentos necessários serão prestados.
A Secretaria de Estado da Saúde trabalha no redirecionamento de leitos a partir do monitoramento do cenário da COVID-19 e outras patologias. Inclusive, o Governo de SP anunciou nesta quarta-feira (29) a retomada do programa Corujão da Saúde em 1º de outubro, que nesta fase será focado na área de Oncologia para agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer.
O redirecionamento de leitos faz parte da rotina de trabalho dos gestores dos serviços de saúde. Toda medida é baseada em monitoramento do cenário e planejamento da rede, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário.”
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/09/29/mp-pede-para-hospital-estadual-de-bauru-destinar-leitos-ociosos-a-pacientes-na-fila-por-vaga.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp