30/09/2021 às 12h05min - Atualizada em 30/09/2021 às 12h05min

​Revitalizada pela Prefeitura de Curitiba, praça será usada para aulas de tênis gratuitas

Assessoria
Daniel Castellano / SMCS
A partir deste sábado (2/10), a praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, que recentemente foi revitalizada pela Prefeitura de Curitiba, passa a ser ponto de encontro de crianças e adolescentes da região que queiram participar de aulas gratuitas de tênis.

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e o Instituto Icaro, beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, serão oferecidos aulões de tênis para meninos e meninas de 5 a 12 anos, sempre das 9h às 11h.

Por ser ao ar livre a atividade precisará ser suspendida em dias de mau tempo. Sem a necessidade de contato físico entre os participantes, as aulas acontecerão obedecendo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à covid-19, como uso de máscara de proteção por todos os participantes, álcool em gel disponível e distanciamento social. As crianças serão divididas em grupos: de 8 a 12 anos farão aulas das 9h às 10h, e as menores, de 5 a 7 anos, serão atendidas das 10h às 11h.

Os aulões de tênis na praça servirão para apresentar uma nova modalidade esportiva às famílias da região da Regional Santa Felicidade.

 
Bate-bola
Neste primeiro encontro a proposta será uma oficina de tênis, com jogos, bate-bola com os professores e com os amigos, além de brincadeiras envolvendo a modalidade esportiva. A atividade será o ponto de partida para o projeto que pretende expandir as aulas para os dias da semana, conforme as turmas forem sendo montadas.

“Serão aulas muito animadas, vamos mostrar que jogar tênis é fácil, divertido e que está ao alcance de todos”, diz a coordenadora voluntária do Instituto Icaro, a ex-tenista, Ana Cláudia França.

Para participar deste primeiro sábado de atividade, basta a criança comparecer ao local acompanhado por um adulto responsável e usando uma roupa confortável para a prática esportiva. Outras informações podem ser consulados pelo telefone (41) 99679-6883.

Emilio Trautwein, secretário municipal do Esporte e lazer, destaca o fato das aulas na praça serem importantes para incentivar e ensinar a prática do tênis para crianças da região, mas também para estimular o zelo e convivência das famílias no espaço público, a partir de atividades saudáveis. “É o esporte incluindo pessoas e ajudando a desenvolver o sentimento de pertencimento delas com o espaço onde vivem”, diz Trautwein.

Revitalização
Localizada no número 90 da rua Alexandre Marcoski, entre o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) São Braz e a Escola Municipal CEI Júlio Moreira, a praça passou por uma ampla revitalização feita pelo Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A área ganhou uma quadra poliesportiva com alambrado, duas quadras de minitênis e melhorias em toda a área, com plantio de grama, colocação de pedrisco, calçada de asfalto e pintura dos muros. A academia ao ar livre foi realocada e o parquinho das crianças recuperado. O investimento foi de R$ 450 mil, com as obras realizadas entre abril e agosto do ano passado.

A praça também ganhou nova iluminação, com lâmpadas de 100 wats em três superpostes que foram relocados, outros oito postes duplos com três refletores cada foram instalados. O investimento feito pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas para deixar o local mais iluminado e seguro foi de R$ 48,4 mil.

“Essa é uma gestão que administra e zela pela cidade em parceria com as pessoas. Era uma reivindicação das famílias que a área fosse recuperada e devolvida ao convívio social”, diz a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.

 
Aulas de basquete
Levar atividades esportivas e culturais à praça faz parte da estratégia da Administração Regional Santa Felicidade para estimular a comunidade a preservar o espaço e evitar a ação de vândalos. Durante a semana, a quadra poliesportiva tem sido usada para aulas de basquete para adolescentes, com a professora ex-integrante da seleção brasileira de basquete, Dalila Bulcão Mello.

São as aulas do projeto Escola+Esporte=10 (EE10), da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude, que eram realizadas na Rua da Cidadania Santa Felicidade que atualmente está com obras de revitalização. 

O Instituto Icaro, cuja sede também fica no São Braz, tem como missão promover inclusão por meio do esporte, da oferta e atividades culturais e recreativas de qualidade para contribuir no bom desenvolvimento de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp