30/09/2021 às 12h07min - Atualizada em 30/09/2021 às 12h07min

​PG recebe tecnologia pioneira no Brasil para mapear condições das ruas

Sistema será testado na cidade gratuitamente, gerando um banco de dados completo e atualizado sobre a condição do pavimento e sinalização de trânsito

Assessoria
Assessoria
Na consolidação de Ponta Grossa como cidade inteligente e inovadora, a Prefeitura e Vale dos Trilhos assinaram hoje um termo de cooperação com a startup Mapzer, para teste e validação de tecnologia de veículo dotado de inteligência artificial para realizar mapeamento das condições de todas as vias da cidade, tanto da pavimentação, como da sinalização de trânsito. O sistema será testado em Ponta Grossa sem qualquer custo ao poder público, gerando um importante banco de dados completo e atualizado de toda a cidade, permitindo que a administração possa planejar os próximos investimentos e ações de forma estratégica.
 
“Este termo de cooperação é um marco para a inovação em nossa cidade, permitindo que nosso espaço urbano seja usado para experimentação e validação de soluções. Dessa forma, construímos uma cidade inteligente com essência criativa e inovadora. Este acordo de cooperação faz parte da nossa trilha de implantação do Sandbox Regulatório de Ponta Grossa, para que possamos abrir espaço para novas ideias e soluções em prol da melhoria da qualidade de vida do cidadão de Ponta Grossa”, destaca a prefeita, Elizabeth Schmidt.

Como funciona
O carro da inovação é dotado de um sistema que será testado em Ponta Grossa pela primeira vez em todo o Brasil. Este sistema reconhece com precisão defeitos na sinalização vertical e horizontal, bem como defeitos na pavimentação asfáltica ou por concreto, utilizando tecnologia de ponta para realizar a leitura de placas, qualidade das faixas, bem como rachaduras e buracos na via. Assim que é identificada a irregularidade, o carro envia a ocorrência ao sistema de Gestão de Ocorrências, garantindo acompanhamento em tempo real das necessidades da cidade e permitindo uma rápida atuação assim que o problema é identificado.

“A proposta é um sistema que facilite o planejamento de manutenção e melhorias da cidade, reduz custo com a antecipação de ocorrências, ajuda na prevenção de acidentes e traz a solução antes que a população identifique o problema. Com este banco de dados gerado pela inteligência artificial, é possível pesquisar por localidade ou tipo de ocorrência, também é possível identificar as ruas com maior número de ocorrências permitindo a priorização da equipe de reparo da cidade”, explica um dos sócios fundadores, Rudimar Barbosa dos Reis.

O sistema será gerenciado através de um veículo com quatro câmeras que captam imagens em 360 graus, utilizando inteligência artificial.

“A celebração desta parceria é mais uma materialização da inovação em nosso município. Neste ato, oficializamos que as portas estão abertas às empresas inovadoras para testagem e avaliação de novas tecnologias que melhorem a vida da população. Estamos dando vida à democratização da tecnologia, um dos principais eixos do Vale dos Trilhos”, enfatiza a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani.

Sandbox regulatório
Esta é a primeira solução inovadora sendo testada no Município, mas não será a última. A Prefeitura de Ponta Grossa, através do Vale dos Trilhos, está para publicar o edital do sandbox regulatório, que prevê a criação de ambientes regulatórios experimentais para desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e empreendedoras.

Na prática, o sandbox regulatório permitirá que pequenas e grandes empresas realizem testes de projetos inovadores, que podem ser serviços, produtos ou soluções experimentais, com clientes reais. Com a regulamentação do sandbox, o Vale dos Trilhos alavanca  o setor de inovação em Ponta Grossa, garantindo condições para aumentar a atração de investimentos e a taxa de sobrevivência e sucesso de soluções inovadoras.

O edital do sandbox de Ponta Grossa deve ser publicado nos próximos dias, podendo participar qualquer modelo de negócio inovador com potencial de promover ganhos de eficiência, redução de custos, vantagens para o município ou benefícios aos munícipes, como ampliação do acesso do público em geral a produtos e serviços.

Ecossistema de Inovação
O Ecossistema de Inovação Vale dos Trilhos foi instituído por decreto municipal em abril deste ano, estabelecendo eixos para o desenvolvimento integral da atividade de inovação na administração municipal e em toda cidade de Ponta Grossa. Para divulgar informações, ações e eventos do ecossistema de inovação de Ponta Grossa, o Vale do Trilhos lançou o site oficial na última semana. No portal, é possível conferir o Mapa da Inovação, consultar e cadastrar eventos, conhecer mais sobre os eixos e objetivos do ecossistema, além dos projetos desenvolvidos na cidade que possuem a chancela do Vale dos Trilhos.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp