15/10/2021 às 12h10min - Atualizada em 15/10/2021 às 12h10min

Onça encontrada em Ribeirão Claro é nova moradora do Zoológico de Curitiba

Animal passou por tratamento com células tronco após ser localizada ferida. A suspeita é de que ela tenha sido atropelada

Folha Extra
Divulgação
A vida de uma onça parda que foi encontrada ferida às margens da PR-151 em Ribeirão Claro ganhou um novo capítulo na manhã desta quinta-feira (14).

A história do animal começa quando a felina foi localizada ferida na rodovia do Norte Pioneiro, sendo socorrida e encaminhada ao Batalhão da Polícia Ambiental (Força Verde) onde recebeu os primeiros cuidados médicos. A suspeita é de que ela tenha sido atropelada.

O processo de recuperação do animal não foi fácil, sendo que a onça foi transferida para o Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (Cafs), do Hospital Universitário Veterinário da Unifil, em Londrina. No local, a onça passou quatro meses realizando tratamento, conforme explica o chefe do setor de Fauna do IAT a bióloga Paula Vidolin. “A onça passou um tratamento inovador com células-tronco, apresenta uma grande melhora, mas ainda tem sintomas físicos como sequelas, e por isso a soltura dela na natureza não é indicada”, afirmou.

No Zoológico da Capital ela receberá todo o acompanhamento que precisa para que esse quadro evolua. “A filhote ficará de quarentena em um recinto para se adaptar à alimentação e mostrar seu comportamento. Vamos fazer também alguns exames para que ela possa ir ao espaço de visitação pública quando estiver apta”, disse a chefe do Zoológico de Curitiba, Ana Silvia Passerino.

Ainda na mesma rodovia em que a onça-parda foi encontrada, foi registrado um acidente com tamanduá-bandeira neste ano, o que indica a passagem de animais silvestres na região. “Reforçamos o pedido da população para que, caso se depare com um animal vitimado na beira da estrada, acione os órgãos competentes, como a concessionária responsável pela via”, destacou a bióloga do IAT, Paula Vidolin.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp