20/10/2021 às 15h10min - Atualizada em 20/10/2021 às 15h10min

​Projeto da UENP sobre antitabagismo que orienta dependentes está com inscrições abertas até dia 22

Assessoria
Assessoria
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio do Grupo Antitabagismo e Manutenção da Abstinência (GAMA), divulga inscrições para projeto destinado para quem deseja parar de fumar. O tratamento é gratuito com acompanhamento semanal. Os interessados em participar podem se inscrever até 22 de outubro, por meio do link disponível AQUI.

O GAMA foi criado com o objetivo de levar a população tabagista de Jacarezinho e região a possibilidade de participar de um programa de cessação tabágica de qualidade, incluindo qualquer pessoa que esteja disposta a deixar o hábito tabágico no passado. O programa tem grupos de cessação que duram, em média, 12 semanas de intervenção.

As estratégias aliam técnicas de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), na qual serão ministradas aulas educacionais a respeito de diferentes temas sobre o tabagismo, bem como: os malefícios do cigarro, os benefícios de parar de fumar, estratégias de como parar e toda orientação de como realizar o processo de cessação, pois esse processo será feito em conjunto com os participantes.

A participante do projeto e aluna de pós-graduação, Rafaela de Souza, explica que a terapia utilizada é comprovadamente eficaz e que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é um tratamento usual para a cessação do tabagismo. “A TCC faz com que o tabagista, por meio das sessões, compreenda os riscos que o cigarro traz para sua saúde e entenda todos os benefícios em parar de fumar, o processo será realizado em três fases: de preparação, retirada do cigarro e manutenção”, descreve.

Serão realizados também incentivo à prática da atividade física como meio de cessação tabágica, visto que essa tem se mostrado um grande aliado para manter a abstinência dos tabagistas, uma vez que eleva o nível de endorfina no organismo, hormônio que ajuda na redução da dependência da nicotina, ajudando a combater ansiedade, mau humor e desejos de fumar, associados a abstinência.

Nas 12 primeiras semanas os encontros acontecem semanalmente e nos próximos 9 meses passam a ser mensais. “Será realizado o acompanhamento e manutenção da abstinência a nicotina dos indivíduos inseridos no programa até, pelo menos, um ano após pararem de fumar, para que assim sejam considerados ex-tabagistas”, informa Rafaela.

O grupo também contará com avaliação médica e fisioterapêutica, para auxiliar os participantes em todo o processo da cessação, além de demonstrar a melhora efetiva com o passar dos meses sem fumar. Os encontros serão realizados após às 18h, com uma hora de intervenção, em Jacarezinho.

O projeto foi idealizado pela professora da UENP, Mahara Proença, seguindo moldes de um programa antitabagismo já existente, ao qual ela também faz parte e que ocorre na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente-SP. O GAMA teve início em 2019 e envolve alunos de graduação, pós-graduação da UENP e UNESP e docentes da UENP.

Se você é tabagista, e está disposto a deixar o hábito tabágico e tem interesse em participar do projeto se inscreva pelo link abaixo, pelas redes sociais do projeto ou na UBS mais próxima.

Acompanhe o trabalho do GAMA nas redes sociais (instagram: @gamauenp; facebook: GAMA Antitabagismo; site: gamatabaco.wixsite.com/gamauenp). Para mais informações entre em contato (43)98485-9187 (Gabriely) ou (43) 98860-0853 (Rafaela).

O projeto conta com a coordenação e participação dos professores da UENP Mahara Proença; Cláudia Brunnquell; Karina Souza; Paolla Sanches; Wellington Contieiro; Fábio Néia Martini; Douglas Fernandes e dos alunos Ana Beatriz Betencourt; Leandro Silva; Rafaela Souza (pós-graduação); Júlia Lopes Pinheiro (pós-graduação, UNESP).

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp