26/10/2021 às 10h56min - Atualizada em 26/10/2021 às 10h56min

​CastraPet Paraná encerra atividades de outubro em Bandeirantes, nesta semana

O castramóvel passou por sete municípios neste mês. Ao todo, foram esterilizados 855 cães e gatos, uma média de 147 por município. Nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), o programa chega a Bandeirantes, onde são esperados 116 animais

Agência Estadual de Notícias
Agência Estadual de Notícias
Bandeirantes, no Norte Pioneiro, é o último município deste mês a receber o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, o CastraPet Paraná. Ao todo, 116 animais são esperados pelos veterinários nesta quarta e quinta-feira (27 e 28).

O CastraPet é um programa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), desenvolvido em parceria com os municípios, responsáveis pelas inscrições das famílias beneficiadas.

Em seis municípios o programa viabilizou a esterilização de mais de 850 pets somente neste mês de outubro, atendendo Centenário do Sul, Santo Inácio, Colorado, Primeiro de Maio, Nova América da Colina e Cornélio Procópio. Atualmente, no segundo ciclo, o CastraPet Paraná vai chegar a 80 municípios.

No primeiro ciclo, a ação aconteceu em 45 cidades, com cerca de 15 mil animais castrados. De acordo com o secretário Márcio Nunes, o programa é uma maneira de promover a saúde única no Estado, que engloba a saúde humana, animal e ambiental. “Muitas doenças são provenientes da convivência do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar de ambos”, afirma.

O secretário destaca, ainda, que é uma ação voltada a famílias de baixa renda e instituições que cuidam de animais abandonados. “Os animais saem da cirurgia com o medicamento para a recuperação dos pets e um microchip eletrônico para a identificação do animal”, acrescentou.

ORIENTAÇÕES - Ao levar o pet para a cirurgia, o tutor recebe orientações pós-cirúrgicas e sobre cuidados necessários, remédios para a recuperação do animal, como antibióticos, entre outras.

Antes do procedimento, os animais devem estar em jejum absoluto (comida e água) de oito horas. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.

Confira a agenda de castrações programada para novembro:

- Japira – dias 5 e 6.

- Ventania - dias 9 a 11.

- Curiúva - dias 11 e 12.

- Santo Antônio da Platina - dias 12 a 14.

- Candói – dias 14 e 15.

- Guapirama – dia 16.

- Conselheiro Mairinck – dia 17.

- São Jorge d'Oeste - dias 17 e 18.

- Quatiguá – dia 18.

- Carlópolis – 19.

- Renascença - dias 20 e 21.

- Sengés – dia 21.

- Capitão Leônidas Marques - dias 23 e 24.

- Salto do Lontra - dias 26 e 27.

- Planalto - dias 29 e 30.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp