27/10/2021 às 10h53min - Atualizada em 27/10/2021 às 10h53min

​UENP lança programa sobre sustentabilidade ambiental

Assessoria
Assessoria
Com objetivo de reduzir de maneira significativa o impacto ambiental, preservando e economizando recursos naturais, a fim de ser exemplo de gestão ambiental para outros órgãos públicos e para a sociedade, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou, na quinta-feira (21/10), o programa “UENP Sustentável”. O evento foi realizado no prédio do PDE, do Campus Jacarezinho, e contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais.

A reitora da Universidade, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, falou, durante o evento, sobre a importância de a UENP ser referência em sustentabilidade. “A UENP quer arrumar a casa para ser exemplo para o Norte Pioneiro e o Paraná”, afirmou. “Estamos comprometidos com a sustentabilidade e o meio ambiente. Se não houver uma mudança de mentalidade, certamente os problemas aumentarão a cada dia que passa”, advertiu a reitora a respeito do tema.

Para dar início às palestras, o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional da UENP, Bruno Ambrozio Galindo, reforçou a importância da sustentabilidade. “O tema trabalhado aqui hoje revela a maturidade que a UENP está alcançando. Hoje, a Universidade está se comprometendo com algo que é muito caro para nós e para o planeta, que é o desenvolvimento sustentável”, destacou.

O evento contou com a palestra ministrada pela diretora geral da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Fabiana de Campos Romanelli, que falou sobre sustentabilidade e o papel das universidades, trabalhando importantes conceitos para a compreensão do tema e abordando a importância da universidade no desenvolvimento sustentável. “Não há como desenvolver ações que visam melhorar o planeta e as pessoas que nele vivem se não começarmos por nós mesmos”, salientou Fabiana.

A promotora de Justiça, doutora Kele Cristiani Diogo Bahena, também esteve na solenidade de lançamento do programa “UENP Sustentável”, abordando a atuação do Ministério Público na defesa da sustentabilidade. “Hoje, nós estamos iniciando uma coordenação, em conjunto com o patrimônio público, de um grupo especializado que vai trabalhar, na região, com a proteção ao meio ambiente”, afirmou a promotora a respeito do GAEMA, o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná.

Segundo Kele, há mais de 10 grupos especializados espalhados pelo Estado e no Norte Pioneiro. O grupo será coordenado pela promotora e contará com projetos que têm o propósito de melhorar a vida da população da região.

UENP Sustentável
Coordenado pela Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS), o UENP Sustentável tem como missão a promoção da sustentabilidade através de uma mudança de cultura organizacional, promovendo a sustentabilidade nos diversos âmbitos e atuações das esferas de gestão de ensino, pesquisa e extensão.

O evento foi transmitido pelo canal oficial da UENP no YouTube. Assista na íntegra AQUI.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp