MENU

27/10/2021 às 21h39min - Atualizada em 28/10/2021 às 00h00min

Conheça os benefícios da castração para o bem-estar dos pets

Procedimento ajuda a prevenir o surgimento de tumor nas mamas Médica veterinária explica as mudanças que ocorrem em cães e gatos após a cirurgia

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
https://www.falacriativa.com.br/
A castração concede muitos benefícios para a vida e o bem-estar dos animais de estimação. No entanto, mesmo que a maioria dos pais e mães de pets saibam disso, ainda há muitas dúvidas que envolvem esse procedimento e as reais consequências dessa decisão.

Quando o pet sofre de uma doença que para os humanos é bastante grave, como o câncer, por exemplo, é comum que o nível de preocupação e de inquietação do tutor seja ainda maior. E, uma das principais formas de prevenir o câncer de mama em cadelas é a castração precoce. "Castrar a pet antes do primeiro cio pode ajudá-la a evitar a alta produção hormonal, que é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de quadros de câncer de mama em cadelas. Apesar de ser raro, os machos também precisam de atenção pois também possuem o risco de desenvolver o câncer de mama e quando ocorre é ainda mais agressivo do que nas fêmeas", explica a médica veterinária Thais Matos, especialista da área de Confiança e Segurança da DogHero , maior empresa de serviços para pets da América Latina.

Assim como nos humanos, o câncer de mama em cadelas é uma condição que pode ser causada por inúmeros fatores. É importante destacar que o câncer de mama também pode atingir cachorros machos e outros animais de estimação com glândulas mamárias, como os gatos. Nesses pets, o câncer de mama acontece com menor frequência do que em cadelas.

"O câncer é definido pelos médicos como sendo um conjunto de células anormais que se divide de forma anormal, acelerada e descontrolada, causando uma série de danos à saúde do paciente. Nos animais, é a mesma coisa. O câncer de mama em cadelas vai causar alterações, como o surgimento de nódulos e caroços na região. Como as cadelas possuem mais do que um par de mamas, pode ser que o câncer surja não exatamente em uma, como acontece com os humanos, mas em toda a região abdominal", menciona Thaís.

É natural que os pets mudem após a castração, física e comportamentalmente. Afinal, a cirurgia envolve partes do corpo relacionadas à produção de hormônios. Confira o que muda após a castração de cada sexo, tanto em cães como em gatos:

Castração de pets fêmeas (cadelas)

As mudanças estão principalmente relacionadas à saúde. Acaba o incômodo com o período de cio - o sangramento acontece de seis em seis meses. Deixa de existir o risco de a cadela desenvolver tumores de útero e ovário, que são comuns. E diminui a chance de tumor nas mamas, especialmente se ela for castrada antes do primeiro cio (o momento recomendado para realizar o procedimento é no quinto mês). Evita que elas tenham gravidez psicológica, que pode ocorrer quando a cadelinha passa pelo cio mas não fica grávida. Reduz o risco de piometra, um tipo de infecção grave no útero.


Castração de pets fêmeas (gatas)

A gata não fica prenha, ou seja, evita reprodução indesejada. Não entra no cio e, assim, evita fugas. Por não entrar no cio, os gatos machos da vizinhança não são atraídos para a sua casa, evitando barulho de ambos os sexos e demarcação de território. A castração impede doenças e suas proliferações. Diminui as chances da gata ter tumor de mama. Elimina as chances da gata desenvolver infecção uterina.

Castração de pets machos (cães)

As mudanças após a castração costumam ser mais aparentes em seu comportamento. Com a remoção dos testículos, a produção de testosterona é drasticamente reduzida. A castração pode diminuir a chance de comportamentos como: demarcação de território com xixi, agressividade com outros cães e hábitos como "pegar" na perna das pessoas - especialmente se ele for castrado no primeiro ano de vida. Mas há exceções, nem todos os pets machos apresentarão essas mudanças comportamentais de forma significativa. O momento recomendado para realizar o procedimento é entre o quinto e o sétimo mês, quando os órgãos reprodutivos terminaram de se formar. O procedimento também reduz a chance de o cãozinho ter tumor de próstata e a proliferação de doenças.

Castração de pets machos (gatos)

O gato fica mais caseiro, dessa maneira não se envolve mais em brigas por territórios, dentro e fora de casa. Diminui também a sua necessidade de demarcar território. Tende a ficar mais amável com os outros gatos da casa. A castração de gatos impede doenças e suas proliferações.


Não se esqueça que é essencial procurar uma clínica veterinária onde a cirurgia seja realizada com toda a segurança! Pesquise bem sobre o processo de anestesia, faça exames pré-cirúrgicos no seu pet e consiga todas as informações que puder do médico veterinário que vai realizar a castração. Tome todo o cuidado possível para garantir um procedimento tranquilo, indolor e benéfico para seu animal de estimação. E após a cirurgia, é de extrema importância que o tutor siga todas as recomendações dadas pelo médico veterinário para que não haja complicações para a saúde e bem-estar do pet.

Sobre a DogHero - a DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis - formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 30 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 "minicórnios" em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país - a Petlove&Co -, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp