28/10/2021 às 11h19min - Atualizada em 28/10/2021 às 11h19min

Editora UENP e Sanepar lançam livro sobre saneamento ambiental

Assessoria
Assessoria
A Editora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) lançaram, nesta quarta-feira (27/10), em Curitiba, o livro “Saneamento Ambiental: educação, gestão, eficiência e sustentabilidade”, volumes 1 e 2. A obra, que reúne 30 artigos científicos, é resultado da parceria entre a UENP, a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a SANEPAR, firmada para a realização do curso de pós-graduação lato sensu em Saneamento Ambiental.

O livro, dividido em dois volumes, foi organizado pelos professores da UENP Jorge Sobral da Silva Maia, Mateus Luiz Biancon, Cibele Bender Raio e Nilson César Bertóli. A publicação é resultado de pesquisas realizadas pelos estudantes, sendo um importante meio para divulgação do conhecimento produzido durante o curso e uma fonte que deverá contribuir para reflexões e para o avanço de estudos sobre o tema, acentua a reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan.

A reitora acrescenta que o lançamento do livro é a finalização de todo o trabalho desenvolvido nos últimos três anos. “A publicação dessa obra consolida a parceria da UENP com a Sanepar. É a finalização de todo um trabalho que foi desenvolvido pela nossa Universidade, pela UVPR e pela Sanepar, que confiou a capacitação de seus funcionários à UENP. Este livro é uma produção importante que, com certeza, estará nas bibliotecas das universidades e vai contribuir muito para o desenvolvimento de novas pesquisas”, ressaltou.

 O superintendente de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, parabenizou a todos os responsáveis pela publicação do livro. “A UENP é uma das nossas instituições de ensino superior mais novas, mesmo assim, é uma universidade extremamente séria, de qualidade e que possui um corpo docente altamente qualificado. A obra demonstra isso por seu conteúdo e zelo com as informações publicadas. Parabenizamos toda a equipe da UENP, da Sanepar e da Universidade Virtual do Paraná pela iniciativa”, destacou.

O diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, ressalta a importância da parceria com a UENP, na qualificação dos colaboradores da empresa, que trouxe temas que são necessários na atuação da companhia. “Você pode não só produzir um trabalho científico, mas aplicá-lo no dia a dia, levando os benefícios para a população. Quanto mais fizermos isso, mais alcançaremos os objetivos da Sanepar. Essa qualificação é muito importante para nossos colaboradores, que começam a criar um senso diferenciado, crítico, em relação ao processo diário deles. Essa parceria foi de extrema importância, principalmente por ser uma universidade estadual. Temos que ficar atentos a isso, olhar sempre primeiro para dentro do nosso Estado, para as entidades estaduais e reforçá-las”, disse.

O coordenador do curso de pós-graduação e organizador da obra, Jorge Sobral, destaca a pluralidade de públicos que o livro atinge. “O conhecimento presente neste livro evidencia elevada contribuição teórica e prática ao campo dos saberes referentes ao saneamento ambiental, o que faz desta obra uma leitura relevante não somente para os profissionais do saneamento em suas diversas expressões, mas também a pesquisadores, técnicos, tecnólogos, gestores de instituições públicas e privadas, estudantes de graduação e pós-graduação e, ainda, à população em geral, pessoas interessadas em adquirir informações de qualidade sobre o saneamento ambiental no estado do Paraná e no Brasil”, descreve.

A solenidade de lançamento contou também com a presença do vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; do diretor da Editora UENP, Thiago Alves Valente; do professor Mateus Luiz Biancon e de diretores da Sanepar, dentre outras autoridades.

CURSO

O curso de especialização em Saneamento Ambiental na modalidade a distância da UENP foi lançado no ano de 2018. A iniciativa foi coordenada pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e Coordenadoria de Educação a Distância da UENP. O curso gratuito teve como público alvo colaboradores da Sanepar, agentes administrativos e docentes da UENP. Com duração de 24 meses e carga horária total de 420 horas, o curso possuiu regime semestral, distribuídos em módulos de 20 horas e 25 horas. A UENP ofertou a pós em 10 polos da Instituição: Campo Largo, Céu Azul, Colombo, Congonhinhas, Curitiba, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Ponta Grossa e Sarandi.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp