MENU

28/10/2021 às 11h23min - Atualizada em 28/10/2021 às 11h23min

​Fartura é notificada com primeiro caso da variante Delta circulando no município

Prefeitura reforça o pedido para que todos sigam rigorosamente os protocolos sanitários, usem máscaras corretamente, cobrindo o nariz e a boca, mantenham a higiene das mãos com água e sabão e/ou utilizem álcool em gel e vacinem-se

Assessoria
Assessoria
A Coordenadoria Municipal de Saúde de Fartura informa que amostras coletadas entre o dia 16 de setembro a 5 de outubro, de pacientes positivos para Covid-19, foram analisadas por laboratórios da rede Butantã e um deles confirmou se tratar do vírus SARS-COV-2 para variante Delta.

Trata-se de mais uma variante da linhagem inicial Alpha (surgida no Reino Unido), que foi primariamente descoberta na Índia e que se expandiu rapidamente por todo o mundo. O grande problema da variante Delta é o seu alto poder de transmissibilidade. Como comparativo, a cada pessoa contaminada pela variante Alpha, contaminava mais três. A variante Delta contamina o dobro ou mais do que isso.

Os sintomas são semelhantes aos da variante Alpha e as de todas as variantes que existem hoje, geralmente quadros benignos de resfriado comum, mas também podem apresentar sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), podendo passar para uma vasta gama de sinais, como: obstrução nasal, coriza, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, diarreia, vômitos, dor abdominal, manchas na pele, e outros sintomas muito parecidos às da variante Alpha, o que torna impossível clinicamente distinguir uma variante da outra. Lembrando também que muitas pessoas não apresentam sintomas, mas mesmo sendo assintomáticas, transmitem o vírus, inclusive os vacinados também transmitem com cargas virais elevadas.

A Prefeitura de Fartura pede que todos sigam rigorosamente os protocolos sanitários, usem máscaras corretamente, cobrindo o nariz e a boca e mantenham a higiene das mãos com água e sabão e/ou utilizem álcool em gel.

Evite aglomerações, vacine-se e, se puder, fique em casa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp