MENU

28/10/2021 às 11h24min - Atualizada em 28/10/2021 às 11h24min

UENP está com inscrições abertas para editais de fomento à cultura Afro-Brasileira

Assessoria
Assessoria
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, divulgou três editais para seleção de apresentações culturais, de obras de arte e concurso de fotografias para compor a programação da VII Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira. As inscrições seguem até 31 de outubro. O evento será realizado de 11 a 30 de novembro em formato online. Acesse os editais por meio do link https://heylink.me/proec_uenp/

A Mostra tem o objetivo de valorizar e divulgar produções artísticas de artistas negros (ou não) que apresentem, em suas poéticas, temáticas atinentes às relações étnico-raciais, sobretudo no que concerne à representação positiva da população negra.

Neste ano, a Mostra chega a sua sétima edição com novidades. Parcerias com o setor público e privado possibilitaram o lançamento de três editais de fomento à Cultura Afro-Brasileira. Os editais preveem cachê nos valores de R$200,00 a R$500,00 para os proponentes que tiverem, respectivamente, seus trabalhos selecionados e/ou mais bem classificados. Os Editais serão financiados com recursos das prefeituras de Joaquim Távora, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Nova Fátima e Santa Amélia.

Apresentações Culturais

Um dos editais lançados pela Universidade foi para “Apresentações Culturais”. O edital visa selecionar apresentações culturais em diversas linguagens artísticas, em formato digital, para a composição da programação da Mostra, além de selecionar apresentadores para a condução das atrações culturais do evento. Podem participar artistas profissionais ou em início de carreira, negros ou não, de todo o território nacional, desde que seus trabalhos estejam esteticamente enquadrados nas poéticas afro-brasileiras. Serão aceitas propostas individuais e coletivas.

Serão aceitas apresentações nas categorias: teatro, dança, música, espetáculo infantil, contação de história e performance. Podem participar da seleção trabalhos entre 5 e 20 minutos.

Obras de Arte

O segundo edital “Obras de Arte” visa realizar exposição fotográfica de artes visuais em formato digital, durante a programação da Mostra, e em formato presencial, entre dezembro de 2021 a junho de 2022, nos municípios conveniados à UENP, por meio do Programa de Desenvolvimento da Cultura da região Norte do Paraná, que fizeram adesão da Mostra. Podem participar artistas profissionais ou em início de carreira, negros ou não, de todo o território nacional, desde que seus trabalhos estejam esteticamente enquadrados nas poéticas afro-brasileiras. Serão aceitas propostas individuais e coletivas.

Cada proposta deverá conter no mínimo um e no máximo três trabalhos. Serão aceitas obras nas modalidades: desenho, pintura, escultura, gravura, arte sonora, vídeo-arte.

Concurso de Fotografia

O terceiro edital visa realizar o concurso de fotografia com celular “Lentes ancestrais: Raça, Arte, Rua e Trabalho”, em formato digital, com cachê para os três primeiros colocados. Os proponentes devem, em seus registros, apresentar, ao menos, uma relação entre a pessoa negra e/ou com a Arte, e/ou com a Rua, e/ou com o Trabalho. Podem participar fotógrafos profissionais ou amadores, que sejam de nacionalidade brasileira ou estrangeira e que sejam maiores de 18 anos.Cada artista deverá inscrever no mínimo uma e no máximo três fotografias.

A VII Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira da UENP é realizada em parceria com o Centro Universitário UNIFIO, com o Instituto Federal do Paraná, com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CPP); com as prefeituras municipais de Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santo Antônio da Platina, Santa Mariana e Siqueira Campos. O evento conta com o patrocínio das empresas General Mills e Açaí da Barra de Jacarezinho, e com o apoio dos NEABIs UENP e UTFPR, Defensoria Pública do Estado do Paraná, DCE UENP, CNX produções, Coletivo Ubuntu, Capoeira Angoleiros, Associação dos Negros Procopenses (ANEPRO), Escola de Samba Acadêmicos Capiau.

Acesse os editais por meio do link https://heylink.me/proec_uenp/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp