MENU

09/11/2021 às 23h08min - Atualizada em 10/11/2021 às 00h00min

SporTV cobriu os principais acontecimentos do esporte dos últimos 30 anos

Primeiro chamado de Top Sport, o canal acompanhou os maiores eventos esportivos e grandes atletas das últimas décadas. A marca foi redesenhada para trazer um novo visual que acompanha as inovações do SporTV.

G1
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/11/09/sportv-cobriu-os-principais-acontecimentos-do-esporte-dos-ultimos-30-anos.ghtml
Primeiro chamado de Top Sport, o canal acompanhou os maiores eventos esportivos e grandes atletas das últimas décadas. A marca foi redesenhada para trazer um novo visual que acompanha as inovações do SporTV. SporTV cobriu os principais acontecimentos do esporte dos últimos 30 anos
O SporTV esteve presente nos principais acontecimentos do mundo do esporte nos últimos 30 anos, e para comemorar vai mudar o visual.
“Eu vejo o SporTV há muito tempo, desde criança. Eu fico, desde cedo, assistindo os bastidores. Ver a escalação ali antes um pouco, as últimas notícias. O Brasileiro, Série A, Série B, Copa do Mundo, Eurocopa. Olimpíadas eu assisti bastante"", contou Guilherme Seda, estudante de jornalismo.
GNT, Multishow, Telecine e SporTV completam 30 anos
Como não se emocionar com tantos acontecimentos em 30 anos de vida?
Dia 10 de novembro de 1991.
"Era o início de um canal, única e exclusivamente para esportes”, relembrou o comentarista Júnior.
Júnior ainda era jogador quando nasceu o Top Sport - o primeiro nome do canal. Nem poderia imaginar que trabalharia ali depois de se aposentar dos gramados.
Uma das primeiras competições transmitidas pelo SporTV no Brasil foi a Corrida de São Silvestre daquele ano - uma de muitas e muitas transmissões ao vivo.
Imagina como era fazer isso 30 anos atrás.
"Em Barcelona 92, na abertura do dia olímpico, eu entrava ao vivo fazendo uma cabeça de ‘bom dia’: ‘Hoje, vamos ter vôlei masculino, vôlei feminino, basquete, atletismo’. Só que eu ia narrar o primeiro evento. Roda a vinheta, eu saía correndo: 80 metros no corredor. Eu tinha algo em torno de 40, 50 segundos para chegar. Aí eu chegava na cabine: ‘Já temos imagens ao vivo vamos narrar agora'", contou o narrador Luiz Carlos Júnior.
Em 1994, o Top Sport passou a se chamar SporTV. Pé-quente, estreou em Copas do Mundo transmitindo o tetra.
"Tem uma história lá do início dos anos 90, o Parreira falava isso, que ele escalou o Romário para a Copa de 94 porque ele assistia no Top Sport os jogos do Romário no Barcelona. Então, a gente já conseguia ter esse tipo de penetração com o cara do esporte. A gente conseguiu atingir muito esse universo do atleta, esse universo do mundo esportivo, porque a gente começou a dar espaço e exposição", disse o diretor de Aquisição de Direitos, Pedro Garcia.
E quantos craques já não vestiram a camisa do SporTV?
"Ao longo dos 30 anos da sua história, o SporTV transmitiu oito edições dos Jogos Olímpicos e cinco dos Paralímpicos. Foi muito importante ter acumulado tanta experiência, de ter know-how de fazer eventos internacionais para ter esse papel de destaque do que a gente pode chamar de década de ouro do esporte no Brasil, com grandes eventos, principalmente a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirmou o apresentador Marcelo Barreto.
O SporTV sempre esteve juntinho aos grandes atletas, e não é que eles estiveram com a gente também? Lothar Matthaus, Seedorf; os olímpicos Nadia Comaneci, Mark Spitz, Carl Lewis.
E sempre com a casa bem arrumada para recebê-los, como os estúdios panorâmicos na Copa na Rússia e nas Olimpíadas do Rio
"Estar nos grandes eventos é estar testemunhando a história, é estar vivendo a história, e você tem a chance de transmitir isso para as pessoas", definiu o narrador Milton Leite.
O SporTV chega aos 30 moderno e inovador, e mais diverso também.
"Eu penso que a presença feminina é cada vez mais imponente no canal do SporTV, seja na reportagem, apresentação, na mediação de debates pós-jogo e também na narração e nos comentários”, afirmou a apresentadora Karine Alves.
E as mudanças continuam porque é preciso acompanhar o nosso tempo. E, assim, o SporTV ganhou um novo visual.
"A gente procurou uma tipografia que tivesse os atributos do esporte. Força, dinamismo, impacto. Isso torna o nosso ‘S’ o nosso novo símbolo, um símbolo proprietário, com muita característica e muita personalidade", explicou o diretor de Criação, Marca e Comunicação, Ricardo Moyano.
"Uma marca que transcende o canal linear e vai ao encontro do que o consumidor hoje quer em termos de experiência, de conteúdo relevante", ressaltou o diretor de Canais de Esporte , Eduardo Gabbay.
Mas sem perder a essência de contar grandes histórias, daquele jeito que te informa, te emociona e te faz rir também.
"Cada vez mais a gente está em busca de uma linguagem mais informal, mais leve, mais próxima do público, mas sem abrir mão da credibilidade, que é um ativo muito importante para a gente. Levar a emoção do esporte junto com informação e leveza", afirmou o diretor de Esporte, Renato Ribeiro.
Na redação do esporte da Globo no Rio de Janeiro trabalham os profissionais do SporTV, sempre em cima do lance, prontos para levar até vocês o que aconteceu de melhor no futebol, no vôlei, nas lutas, no skate, na natação. O surfe, o tênis, o futevôlei, se for o caso. A grande defesa, o golaço, a quebra do recorde mundial, a despedida do craque. Os grandes momentos do esporte estarão no SporTV.
“Para mim, está no bolso, está na mão, está no SporTV, em qualquer lugar”, disse o estudante de jornalismo Guilherme Seda.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/11/09/sportv-cobriu-os-principais-acontecimentos-do-esporte-dos-ultimos-30-anos.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp