MENU

11/11/2021 às 19h04min - Atualizada em 12/11/2021 às 00h00min

Menor precisão dos dados ajuda na economia de energia - Tampere University na Finlândia está coordenando um projeto que treina jovens cientistas de todo o mundo a desenvolver soluções

Os computadores estão utilizando cada vez mais energia. O APROPOS – um projeto internacional financiado pela UE e coordenado pela Tampere University na Finlândia – tem como objetivo aprimorar a eficiência energética do uso mundial de dados em até 50 vezes, reduzindo deste modo a precisão dos dados. Os jovens pesquisadores envolvidos no projeto vêm do mundo inteiro para trabalhar na Finlândia, Suécia, Países Baixos, Áustria, Itália, Espanha, Suíça, França e Reino Unido.

DINO

É estimado que em 2040, os computadores precisarão de mais eletricidade do que os recursos energia do mundo podem gerar. O projeto Approximate Computing for Power and Energy Optimisation (APROPOS, Computação Aproximada para Potência e Otimização de Energia) vai treinar 15 pesquisadores junior por toda a Europa para enfrentar os desafios de eficiência energética da computação incorporada no futuro e de alto desempenho com uso de metodologias disruptivas.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20211111006122/pt/

Professor Jari Nurmi is coordinating the APROPOS project and co-supervising four of its researchers. His current research interests include approximate and reconfigurable computing, software-defined radio and networks, and wireless positioning hardware. Photo: Sari Laapotti

Professor Jari Nurmi is coordinating the APROPOS project and co-supervising four of its researchers. His current research interests include approximate and reconfigurable computing, software-defined radio and networks, and wireless positioning hardware. Photo: Sari Laapotti

Professor Jari Nurmi is coordinating the APROPOS project and co-supervising four of its researchers. His current research interests include approximate and reconfigurable computing, software-defined radio and networks, and wireless positioning hardware. Photo: Sari Laapotti

O consumo de energia de redes de banda larga móveis é comparável ao consumo das centrais de dados. O paradigma da Internet das Coisas em breve conectará até 50 bilhões de dispositivos através de redes sem fio. O projeto APROPOS tem como objetivo reduzir o consumo de energia na computação distribuída e nas comunicações para sistemas ciberfísicos com base em nuvem.

"Felizmente, em muitas partes dos sistemas mundiais de aquisição, transferência, computação e armazenamento de dados, é possível reduzir a precisão que permitirá a redução do consumo de energia e do tempo. Com a introdução da precisão na otimização do projeto, a eficiência energética pode ser aprimorada em até 50 vezes", disse o Professor Jari Nurmi da Unidade de Engenharia Elétrica da Tampere University.

Nurmi aponta que, por exemplo, diversos sensores medem entradas com ruídos ou inexatas, sendo que os algoritmos processadores de sinais adquiridos podem ser estocásticos. Vários sensores que medem ambientes naturais produzem dados com ruídos ou inexatos que podem ser transferidos e processados com menos precisão, sem perda das tendências essenciais do fenômeno observado.

"As aplicações que utilizam dados podem não precisar de resultados totalmente corretos; a precisão aceitável pode ser suficiente. Isto significa que o sistema pode ser resiliente contra erros aleatórios e, por exemplo, uma classificação grosseira pode ser suficiente para um sistema de mineração de dados."

Novas soluções são necessárias para lidar com o aumento do consumo de energia

O consumo geral de energia dos sistemas de computação e comunicação está em rápido crescimento, apesar dos avanços recentes na tecnologia de semicondutores e design de sistemas com detecção de energia. O projeto APROPOS irá treinar quinze bolsistas de pesquisa em um ambiente internacional multissetorial para formar a base para recursos aprimorados em produtos e projetos de sistemas com consciência energética.

"Os pesquisadores em estágio inicial do APROPOS serão treinados tanto em direções empresariais como acadêmicas. Assim, serão capazes de desenvolver o potencial comercial de suas pesquisas e apresentar ideias de produtos e serviços inovadores", acrescentou Nurmi.

O APROPOS é um projeto de quatro anos financiado por Redes Inovadoras de Formação Marie Sklodowska Curie do Programa Horizonte 2020 da União Europeia. Ele é coordenado pela Tampere University da Finlândia. Muitos jovens pesquisadores estão vindo de fora da UE para trabalhar na Finlândia, Suécia, Países Baixos, Áustria, Itália, Espanha, Suíça, França e Reino Unido.

Leia mais em http://www.apropos-itn.eu

Tampere University

A multidisciplinar Tampere University é a segunda maior universidade da Finlândia. A força motriz de nossa pesquisa e aprendizagem são a tecnologia, saúde e sociedade. A Universidade está empenhada em vencer os maiores desafios que nossa sociedade enfrenta e criar novas oportunidades. Quase todas as áreas de estudo internacionalmente reconhecidas estão representadas na Universidade. Juntas, a Tampere University e a Tampere University of Applied Sciences compreendem a comunidade universitária de Tampere composta por mais de 30.000 alunos e cerca de 5.000 funcionários.www.tuni.fi/en

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Professor Jari Nurmi, Tampere University

Tel.: +358 40 506 4460

jari.nurmi@tuni.fi


Fonte: BUSINESS WIRE
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp