MENU

12/11/2021 às 22h44min - Atualizada em 13/11/2021 às 00h50min

Começam obras de reconstrução do Museu Nacional, três anos após incêndio

Em setembro de 2018, o fogo destruiu 85% do acervo. Nesta sexta-feira (12), a fachada começou a ser restaurada, e o telhado, que foi destruído pelo incêndio, será erguido novamente.

G1
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/11/12/comecam-obras-de-reconstrucao-do-museu-nacional-tres-anos-apos-incendio.ghtml
Em setembro de 2018, o fogo destruiu 85% do acervo. Nesta sexta-feira (12), a fachada começou a ser restaurada, e o telhado, que foi destruído pelo incêndio, será erguido novamente. Começam obras de reconstrução do Museu Nacional, três anos após incêndio
Começaram as obras de reconstrução de um patrimônio brasileiro: o Museu Nacional, no Rio, que foi atingido por um incêndio três anos atrás.

Recuperar a beleza e a importância do prédio de mais de 200 anos; devolver o Museu Nacional ao público e aos pesquisadores. A obra ainda vai longe.

A primeira parte levou três anos: foi preciso tirar os escombros, conter a estrutura e ainda enfrentar os atrasos causados pela pandemia.

Em setembro de 2018, o fogo provocou um estrago imenso. Além do casarão, documentos, objetos, coleções, estudos: 85% do acervo viraram cinzas.

Nesta sexta-feira (12), teve início mais uma etapa importante do projeto de recuperação do Museu Nacional. O barulho e o trabalho dos operários são considerados positivos.

A fachada começa a ser restaurada, e o telhado, que foi destruído pelo incêndio, será erguido novamente.

“Hoje nós damos o pontapé inicial para virar a página de uma das maiores tragédias que aconteceu no campo científico e cultural do nosso país”, afirmou o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner.

O orçamento para a recuperação chega a R$ 380 milhões; 65% já foram arrecadados. A maior parte vem de doações de empresas.

O fim das obras está previsto para 2026. Mas, em setembro de 2022, o público já terá acesso à parte externa do Museu Nacional.

“Não é sem uma imensa emoção que eu me manifesto aqui para vocês. Emoção que, inicialmente, após o incêndio, foi de intensa raiva, depois se substituiu por uma emoção de tremendo luto e, agora, felizmente, se transmutou para uma emoção de luta, luta ferrenha pela recomposição dessa instituição que é uma casa da nação, mas também uma casa de cada um de nós”, disse Luiz Fernando Dias Duarte, presidente da Associação dos Amigos do Museu Nacional.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/11/12/comecam-obras-de-reconstrucao-do-museu-nacional-tres-anos-apos-incendio.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp