MENU

12/11/2021 às 20h34min - Atualizada em 13/11/2021 às 00h50min

‘CEI da Fersb’ aprova relatório e aponta R$ 2 milhões de diferença em prestação de contas da saúde de Bauru

Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada pela Câmara investigou contratos entre a prefeitura e Fundação Estatal Regional de Saúde de Bauru; documento vai a votação no plenário

G1 - Bauru, Marília (SP)
https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/11/12/cei-da-fersb-aprova-relatorio-e-aponta-r-2-milhoes-de-diferenca-em-prestacao-de-contas-da-saude-de-bauru.ghtml

Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada pela Câmara investigou contratos entre a prefeitura e Fundação Estatal Regional de Saúde de Bauru; documento vai a votação no plenário ‘CEI d Fersb’ aprova relatório final, que irá a votação no plenário no próximo dia 22, na última sessão ordinária do ano
Tv Tem/Reprodução
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada pela Câmara de Vereadores de Bauru (SP) para investigar relação entre a prefeitura e a Fundação Estatal Regional de Saúde (Fersb) aprovou nesta sexta-feira (12) o relatório final da investigação durante a última reunião do grupo.
Após 90 dias de depoimentos, oitivas e análises de documentos, a “CEI da Fersb”, criada em meados de agosto, encerrou os trabalhos com votação favorável de seus cinco integrantes. Nesse período, 32 pessoas foram convidadas ou convocadas para a realização das oitivas. Desse total, 30 depoentes prestaram esclarecimentos.
A comissão foi presidida pelo Pastor Bira (Podemos) e teve Estela Almagro (PT) como relatora. Outros parlamentares membros foram Coronel Meira (PSL), Júnior Lokadora (PP) e Chiara Ranieri (DEM).
Agora, o relatório final irá a votação no plenário da Câmara na última sessão ordinária deste ano, no próximo dia 22, para apreciação de todos os 17 vereadores. Se o documento for aceito por nove deles, ele será encaminhado para Ministério Público Federal.
Principais apontamentos
Na reunião desta sexta, os integrantes da CEI propuseram acertos e alterações no relatório preliminar que foi lido na última quarta-feira (10). Uma das alterações sugeridas foi acrescentar informações de oitivas consideradas relevantes e também listar todos contratos entre a Fersb e a prefeitura.
O principal destaque do documento é o apontamento de diferenças de valores nas prestações de contas da fundação de quase R$ 2 milhões. A relatora Estela Almagro concluiu que não há comprovação de que o dinheiro foi devolvido aos cofres públicos.
‘CEI da Fersb’ aprova relatório da investigação na área da saúde em Bauru
A comissão concluiu ainda que a Fersb também não teria feito prestação semestral de contas para explicar como estava aplicando os recursos.
Segundo a CEI, a cada mês deveria ter sido feita uma checagem nas contas, antes de liberar novos valores, o que, segundo o documento, não aconteceu.
O perito contábil da CEI constatou ainda que faltam diversos documentos necessários e estipulados pelos contratos firmados entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fersb.
Outro apontamento que chamou a atenção foi a falta de planejamento dos plantões, o que, segundo os membros da CEI, resultou em pagamento de serviços médicos que ainda não tinham sido realizados.
Em nota, a prefeitura de Bauru informou que ainda não teve acesso ao relatório da comissão e que irá se manifestar só após receber e analisar o texto.
A prefeitura afirma ainda que está revisando todos os contratos vigentes com a Fersb, que mantém relação com o município desde 2014. Consultada, a Fersb ainda não se manifestou.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/11/12/cei-da-fersb-aprova-relatorio-e-aponta-r-2-milhoes-de-diferenca-em-prestacao-de-contas-da-saude-de-bauru.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp