MENU

17/11/2021 às 22h30min - Atualizada em 18/11/2021 às 00h00min

Após anúncio do Ministério da Saúde, Anvisa aguarda informações sobre segunda dose da Janssen

Em nota oficial, fabricante da vacina diz que estudos demonstram os benefícios em tomar mais uma dose, e que enviará os dados nas próximas semanas.

G1
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/11/17/apos-anuncio-do-ministerio-da-saude-anvisa-aguarda-informacoes-sobre-segunda-dose-da-janssen.ghtml
Em nota oficial, fabricante da vacina diz que estudos demonstram os benefícios em tomar mais uma dose, e que enviará os dados nas próximas semanas. Anvisa ainda não recebeu dados sobre segunda dose da vacina da Janssen
Um dia depois de o Ministério da Saúde ter recomendado a segunda dose da vacina Janssen contra a Covid, a Anvisa ainda aguardava informações sobre a nova diretriz.
O anúncio do Ministério da Saúde surpreendeu muita gente. Na terça-feira (16), o ministro Marcelo Queiroga orientou a todos que tenham tomado uma dose da vacina Janssen que voltem aos postos depois de um intervalo mínimo de dois meses, para tomar uma segunda dose da mesma vacina.
E que, após essa segunda dose, será preciso tomar um reforço cinco meses depois, preferencialmente de outro fabricante. De acordo com a bula, a Janssen é aplicada em dose única.
. Reforço após 5 meses e novas doses da Janssen: veja tira-dúvidas sobre a vacinação contra a Covid
A Anvisa, agência que autoriza o uso de vacinas no Brasil, disse que não foi consultada sobre a mudança. E que a fabricante ainda não apresentou pedido para aplicação de segunda dose no país.
“A gente está oficiando o Ministério da Saúde para saber de que maneira tomou essa decisão, qual foi o racional que eles utilizaram, para que a gente possa fazer o acompanhamento”, diz o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.
A Janssen apresentou estudos que demonstram os benefícios em tomar uma segunda dose da vacina. Em nota, afirmou que, “recentemente, a companhia divulgou dados preliminares de análises feitas com doses de reforço. Quando um reforço da vacina da Janssen contra a Covid-19 foi dado dois meses após a dose única, os níveis de anticorpos aumentaram de quatro a seis vezes.”
“Outra análise demonstra que quando o reforço foi dado após seis meses da dose única, os níveis de anticorpos aumentaram nove vezes após uma semana e continuaram a subir em 12 vezes quatro semanas depois do reforço.”
. Vacina da Janssen: 12 pontos sobre eficácia, proteção contra variantes, reações e prazo de validade do imunizante
“Que nos Estados Unidos, a FDA, a agência regulatória americana, passou a autorizar também a aplicação de uma dose de reforço a partir de dois meses da dose única. Que os dados da vacina proporcionam benefícios, seja quando administrada em dose única com resposta eficiente para o combate à pandemia ou como dose de reforço depois de pelo menos dois meses.”
“E que, no Brasil, a Janssen submeterá os dados para avaliação da Anvisa nas próximas semanas.”
. 'Em momentos algum nós passamos por cima da Anvisa', diz secretária do Ministério da Saúde
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (17) que a recomendação de uma segunda dose, seguida de uma dose de reforço, foi baseada em estudos científicos.
O ministro afirmou, ainda, que a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid, a Secovid, vai dar mais detalhes sobre o tema.
“Vai sair nota técnica da Secovid dando essas orientações. Isso aí visa dar mais segurança e proteção à população brasileira, e porque temos base científica. Nós temos acompanhado esses casos, os estudos observacionais, realizados em parceira com a Fiocruz”, garantiu o ministro.
O Conasems, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, cobrou o envio de lotes da Janssen para a segunda dose. E diz que os municípios não têm doses da Janssen disponíveis.
O Ministério da Saúde prometeu liberar doses da Janssen já a partir desta sexta-feira (19). Mas o site oficial, que publica o ritmo de liberação das vacinas, mostra que o estoque não chega a 1,1 milhão de doses, e que elas ainda não foram liberadas para distribuição. Muito abaixo dos 4,5 milhões de brasileiros que receberam o imunizante do fabricante.
“Desde terça-feira, a população que tomou a Janssen já procurou para tomar a dose de reforço. O ideal seria fazer o anúncio após a disponibilização das doses lá na ponta, nas unidades de saúde, para que isso já fosse aplicado e operacionalizado na terça mesmo ou nesta quarta”, diz o diretor do Conasems, Hisham Hamida.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/11/17/apos-anuncio-do-ministerio-da-saude-anvisa-aguarda-informacoes-sobre-segunda-dose-da-janssen.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp