MENU

18/11/2021 às 20h25min - Atualizada em 19/11/2021 às 00h00min

Em ‘situação de alerta’, Bauru terá ação educativa de prevenção da dengue

Cidade registra índice de 2,3 no LIRAa, mais que o dobro do ideal em relação ao risco de transmissão da doença; evento aconece nesta sexta-feira (19), no Calçadão.

G1 - Bauru, Marília (SP)
https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/11/18/em-situacao-de-alerta-bauru-tera-acao-educativa-de-prevencao-da-dengue.ghtml

Cidade registra índice de 2,3 no LIRAa, mais que o dobro do ideal em relação ao risco de transmissão da doença; evento aconece nesta sexta-feira (19), no Calçadão. Prefeitura orienta moradores sobre o combate à dengue em Bauru
Prefeitura de Bauru/Divulgação
A Prefeitura de Bauru (SP) vai promover nesta sexta-feira (19) uma ação de conscientização sobre a dengue e os perigos da proliferação do mosquito Aedes aegypti. A cidade está em uma condição considerada como de “alerta” em relação aos índices de infestação do mosquito.
O evento, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, comemorado sempre no terceiro sábado do mês de novembro, acontece das 9h às 16h, na quadra 5 do Calçadão da Rua Batista de Carvalho.
No local, os agentes de combate a endemias vão orientar as pessoas apresentando o círculo larvário do mosquito, ou seja, as fases de desenvolvimento do Aedes. Em caso de chuva nesta sexta-feira, a ação será remarcada para a semana seguinte.
Segundo a Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde essa ação é importante porque o Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) apresentou a marca de 2,3, o que coloca a cidade em “situação de alerta” para transmissão da doença. O ideal é que o LIRAa se mantenha abaixo de 1,0.
Maior parte da cidade de Bauru está classificada como em situação de "alerta" para a transmissão do mosquito da dengue
Prefeitura de Bauru/Divulgação
Rodízio de água x risco
A pesquisa identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença e permite aos moradores verificarem a porcentagem de um total de imóveis vistoriados que apresentem criadouros de larvas do mosquito.
Em Bauru foram visitados 8.842 imóveis em bairros de todas as regiões da cidade sendo encontrados 32.877 recipientes em condições de criadouros, 12.977 com acúmulo de água, sendo 249 positivas para Aedes aegypti em 206 imóveis.
As regiões mais críticas, com índices de LIRAa acima de 3,9, que classifica o território com risco de transmissão, são as da Dutra/Industrial (Parque Real, Val de Palmas, Santa Cândida, Vl. Dutra, Leão XIII), Falcão (Industrial, Pacífico, Souto, Paraíso) e Centro (Altos da Cidade e Estoril).
Essas regiões estão sendo afetadas pelo rodízio de água e, segundo a prefeitura, muitos criadouros estão relacionados ao armazenamento de água, o que favorece a proliferação do mosquito em locais como baldes, tambores, entre outros.
Em 2021, até agora, Bauru registra 385 casos autóctones de dengue e três importados, com duas mortes causadas pela doença.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/11/18/em-situacao-de-alerta-bauru-tera-acao-educativa-de-prevencao-da-dengue.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp