MENU

20/11/2021 às 13h47min - Atualizada em 21/11/2021 às 00h50min

DAE suspende rodízio um dia após aliviar restrição no abastecimento de água em Bauru

Alegação da autarquia é que, após as chuvas da semana, nível da lagoa de captação do Rio Batalha se manteve no patamar considera ideal, de 3,20m.

G1 - Bauru, Marília (SP)
https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/11/20/dae-suspende-rodizio-um-dia-apos-aliviar-restricao-no-abastecimento-de-agua-em-bauru.ghtml

Alegação da autarquia é que, após as chuvas da semana, nível da lagoa de captação do Rio Batalha se manteve no patamar considera ideal, de 3,20m. Nível da lagoa de captação passou dos 3 metros nesta sexta-feira em Bauru
Cesar Evaristo/ Tv Tem
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) anunciou no início da tarde deste sábado (20) a suspensão do sistema de rodízio no abastecimento para as regiões atendidas pelo Rio Batalha.
Segundo o DAE, a suspensão, que é temporária, foi definida devido às chuvas dos últimos dias que deixaram o nível da lagoa de captação do Rio Batalha em 3,20m, marca considerada como a ideal.
DAE suspende rodízio no abastecimento de água em Bauru
O anúncio de suspensão das restrições no abastecimento acontece apenas um dia após o DAE aliviar o sistema de rodízio, que passou para 24 horas sem água e 24 horas com abastecimento.
Até então, desde o dia 11 de novembro, o rodízio na cidade seguia o sistema 24h/72h, ou seja, os bairros chegavam a ficar três dias sem abastecimento.
O sistema que abastece cerca de 40% da população, ou seja, quase 90 mil moradores funciona em rodízio desde abril deste ano, quando o nível da lagoa estava em 2,08 metros.
Com o nível da lagoa de captação em 3,20m desde a noite desta sexta-feira (19), o DAE aumentou a vazão de captação e o nível se manteve, fazendo com que o reservatório se recuperasse, permitindo o fornecimento de água contínuo para toda a cidade.
Sistema do Batalha abastece 40% da população de Bauru
Cesar Evaristo/ Tv Tem
No entanto, a região da Vila Falcão e parte do Jardim Bela Vista terão o abastecimento suspenso até o final da tarde deste sábado por conta de uma manutenção programada na Estação de Tratamento de Água (ETA). Com a finalização dos trabalhos, os bairros citados terão o abastecimento normalizado de forma gradativa.
Mesmo com a suspensão temporária do rodízio, o DAE ressalta a importância do uso racional de água por parte da população porque a crise hídrica ainda não foi superada.
Decreto de emergência
Além do sistema de rodízio no abastecimento, a prefeitura também decretou situação de emergência no último dia 12. (Veja aqui a íntegra do decreto).
Entre as medidas emergenciais anunciadas pelo presidente do DAE está o aumento da frota de caminhões-pipa para acelerar o atendimento aos moradores dos bairros que são afetados pelo sistema de rodízio no abastecimento.
Além do aumento na frota de caminhões-pipa para atender os consumidores, a autarquia vai contratar mais caminhões para pegar água em lagos da região para ser colocada na lagoa de captação do Rio Batalha.
Outra iniciativa de “transposição” de água é a contratação de caminhões-pipas de grande porte para levar água excedente de poços da cidade, como Alphaville, Rasi e Estoril, para ser colocada diretamente nos reservatórios de área afetadas.
O DAE também pretende pegar água de poços particulares para reforço do abastecimento. Como exemplo de negociações avançadas, ele citou os poços da USP e da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA).
Lagoa de captação do Rio Batalha chegou a atingir o nível mais baixo do ano nesta semana
Tv Tem / Reprodução
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no G1 Bauru e Marília.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/11/20/dae-suspende-rodizio-um-dia-apos-aliviar-restricao-no-abastecimento-de-agua-em-bauru.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp