22/11/2021 às 10h45min - Atualizada em 22/11/2021 às 10h45min

​UENP participa de campanha para coleta de lixo eletroeletrônico

Assessoria
Assessoria
Na semana de 22 a 26 de novembro, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a Ong E-letro, Prefeitura Municipal de Jacarezinho e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente promovem uma campanha para coleta de lixo eletroeletrônico. A reitoria da UENP será um dos pontos de coleta dos objetos.

A parceria visa o descarte adequado de aparelhos eletroeletrônicos para que esses produtos não contaminem o solo e os rios, causando prejuízos ao meio ambiente. Serão vários pontos de coleta na cidade de Jacarezinho que visam facilitar a ação de descarte consciente por parte da população.

A coordenadora da Assessoria de Gestão das Políticas de Sustentabilidade (AGPS) da UENP e engenheira Ambiental, Johicy Helenn Parra, avalia a campanha de modo positivo para a comunidade. “Essa ação auxilia na retirada de circulação de passivos ambientais e também apoia o trabalho de uma ONG que reaproveita e recicla os resíduos eletrônicos”, ressaltou.

Além disso, Johicy destacou que a proposta de participar da campanha será o início da concretização de uma das ações da AGPS prevista para o próximo ano. “Criaremos ecopontos solidários em todos os campi da UENP de modo a conectar a comunidade acadêmica e a universidade no descarte adequado de resíduos, apoiando e cumprindo o previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos”, comentou.

Serão coletados todos os tipos de aparelhos eletroeletrônicos sem utilidade ou avariados, como computadores, tablets, notebooks, cabos de energia, celulares, impressoras, monitores, geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, ar-condicionado, micro-ondas, TVs, torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios, computadores, entre outros.

O material coletado será encaminhado para reciclagem e os aparelhos que estiverem em condições de uso serão recuperados. O restante será desmontado e suas peças comercializadas ou descartadas adequadamente de forma que não prejudiquem o meio ambiente.

A diretora geral do Meio Ambiente da Prefeitura, Ana Carolina Santos Andrade, destaca a importância do descarte correto dos eletroeletrônicos. “Um único aparelho celular possui mais de 15 metais diferentes e alguns deles são contaminantes. A reciclagem destes metais, evita que estas substâncias sejam jogadas no lixo, enviadas a aterros sanitários e gere danos consideráveis ao meio ambiente”, explicou.

Também participam da campanha o Rotary Club, Eletrolume Materiais Elétricos, Instituto Água e Terra (IAT), Paróquia São Pedro, Paróquia Perpétuo Socorro, Coopercicla (Cooperativa De Coleta Seletiva De Lixo), Batalhão da Polícia Ambiental, UBS Parque Bela Vista e Associação Comercial e Industrial de Jacarezinho (ACIJA).

Confira os pontos de coleta:
Reitoria da UENP - Av. Getúlio Vargas, 850;
IAT - Rua Fernando Eugênio, 490 – Centro;
Paróquia São Pedro - Rua Paraná, 110;
Paróquia Nossa Senhora Perpétuo do Socorro - Rua Fernando Botarelli, 220 - Bairro Aeroporto;
Prefeitura Municipal de Jacarezinho - Rua Coronel Batista, 335;
Batalhão da Polícia Ambiental – Rua Padre Melo, 858;
UBS do Parque Bela Vista - Rua Presidente Castelo Branco, 987;
ACIJA – Rua Doutro Heráclio Gomes, 732;
SEMA – Rua Antônio Lemos, 908;
Rotary Club de Jacarezinho – Rua Antônio Lemos, 1073;
Eletrolume - Rua dos Expedicionários, 301.

Os pontos de coleta funcionarão de 22 a 26 de novembro, das 9h às 16h.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp