MENU

30/11/2021 às 21h47min - Atualizada em 01/12/2021 às 00h00min

Censo estima que 24 onças-pintadas vivam no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu

Levantamento é realizado a cada dois anos; número aponta estabilidade em relação ao censo anterior. Animais são identificados pelo padrão das manchas.

G1 - Norte, Nordeste PR
https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2021/11/30/censo-estima-que-24-oncas-pintadas-vivam-no-lado-brasileiro-do-parque-nacional-do-iguacu.ghtml

Levantamento é realizado a cada dois anos; número aponta estabilidade em relação ao censo anterior. Animais são identificados pelo padrão das manchas. Novo censo aponta estabilidade no número de onças no Parque Nacional do Iguaçu
O censo realizado pelo Projeto Onças do Iguaçu, programa que trabalha com a conservação do meio ambiente em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estima que, em média, 24 onças-pintadas vivam no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu.
O resultado do censo de 2020 foi divulgado na segunda-feira (30). O levantamento é realizado a cada dois anos. Em relação ao censo anterior, houve uma redução da estimativa - que era de 28 animais.
Mas, por ser uma estimativa, os biólogos afirmam que estatisticamente o resultado apresentado é de estabilidade. Em todo o corredor verde do parque, o número de onças é estimado entre 76 e 106, informou o censo.
Senso mostra estabilidade no número de onças no Parque Nacional do Iguaçu.
Emílio White e Guia de Convivência Onças do Iguaçu
As onças são identificadas por meio do padrão das manchas, que são únicas em cada animal, como se fosse uma impressão digital.
A bióloga do projeto, Yara Barros, explica que os números são positivos, mas que é necessário um esforço contínuo das ações de preservação da espécie.
“A gente nunca pode relaxar, dizer que está garantido, nada está garantido. Essa espécie só vai continuar existindo se a gente continuar investindo esforços na conservação dela.”
Os dados sobre as onças são coletados por pesquisadores brasileiros e argentinos desde 2009. Em 12 anos, o número de onças na reserva quase dobrou.
Segundo o projeto, entre o Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Argentina), a espécie saltou de uma população efetiva estimada em 50 indivíduos em 2008 para 90 indivíduos em 2016.
Por meio dos pontos de monitoramento entre Brasil e Argentina, foram coletadas 693 mil imagens, flagrantes que mostram como as onças se comportam longe da presença do homem.
Veja mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2021/11/30/censo-estima-que-24-oncas-pintadas-vivam-no-lado-brasileiro-do-parque-nacional-do-iguacu.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp