MENU

01/12/2021 às 12h53min - Atualizada em 02/12/2021 às 00h00min

Cidades do centro-oeste paulista promovem campanha 'Fique Sabendo' para testagem de HIV, sífilis e hepatites

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS é realizado nesta quarta-feira (1). Como forma de despertar a necessidade da prevenção e promover o entendimento sobre a doença, as Secretarias de Saúde dos municípios realizam as testagem de pessoas sexualmente ativas; veja horários e locais.

G1 - Bauru, Marília (SP)
https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/12/01/cidades-do-centro-oeste-paulista-promovem-campanha-fique-sabendo-para-testagem-de-hiv-sifilis-e-hepatites.ghtml

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS é realizado nesta quarta-feira (1). Como forma de despertar a necessidade da prevenção e promover o entendimento sobre a doença, as Secretarias de Saúde dos municípios realizam as testagem de pessoas sexualmente ativas; veja horários e locais. Secretarias de Saúde dos municípios do centro-oeste paulista realizam a campanha Fique Sabendo
Prefeitura de Rio Claro/Divulgação
O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS é realizado nesta quarta-feira (1) como forma de despertar a necessidade da prevenção e promover o entendimento sobre a doença. Por isso, as secretarias de Saúde dos municípios do centro-oeste paulista realizam a campanha Fique Sabendo.
O objetivo da ação é testar as pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste de HIV, sífilis e hepatites.
Por todo o estado de São Paulo, devem ocorrer cerca de 365 mil exames pelo métodos rápido, com resultado no mesmo dia. Desses, por volta de 150 mil testes são de HIV e 148 mil de sífilis, com oferta também de exames convencionais.
Cidades do centro-oeste paulista promovem campanhas de prevenção do HIV
Bauru
As unidades de saúde de Bauru (SP) participantes da campanha deverão realizar atividades preventivas e de estímulo à realização de diagnóstico do HIV e da sífilis, com divulgação prévia da testagem na sua área de abrangência.
Durante a campanha do Fique Sabendo 2021, o Centro de Testagem de Aconselhamento (CTA) do município disponibilizará para população em geral, através de demanda, o aconselhamento e testagem rápida para o HIV e Sífilis, desta quarta-feira (1) a terça-feira (7), com flexibilidade de horários.
Nos dias 1, 2, 3 e 7 de dezembro, o atendimento será das 7h às 16h, e no dia 6 será das 7h às 19h. No sábado (4) e domingo (5) não haverá expediente.
Marília
Em Marília (SP), a programação será conduzida pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e pela prefeitura. Serão oferecidos testes rápidos HIV, sífilis e hepatites B e C e distribuição de material educativo e preservativos (confira programação abaixo).
Programação:
De quarta (1) a sexta-feira (3), segunda (6) e terça-feira (7), das 10h às 17h: - SAE, rua Sete de Setembro, 793 - Bairro Salgado Filho;
Quinta-feira (2), das 19h às 22h: Feira Noturna - Avenida das Indústrias;
Sábado (4), das 08h às 17h - em frente à Galeria Atenas - rua 9 de julho
Em Marília, o total de pacientes com HIV atendidos no SAE são 550, sendo 328 homens e 222 mulheres. Em relação aos testes rápidos de HIV, foram realizados no SAE, em 2020, 323 no total, sendo 246 homens, 10 com resultado positivo, além e 77 de mulheres, 4 com resultado positivo.
Já em 2021, foram realizados 347 testes rápidos, sendo 282 homens, 10 com resultado positivo, e 65 mulheres, 1 com resultado positivo.
Ourinhos
A prefeitura de Ourinhos (SP) realiza a campanha Fique Sabendo com testes rápidos de HIV e sífilis, entre quarta (1) a sexta-feira (7).
Os testes poderão ser realizados em todas as unidades de saúde e no Centro de Testagem de Aconselhamento (CTA) durante a semana das 8h às 18h e no sábado (04), das 08 às 17h.
Botucatu
Em Botucatu (SP), todas as 22 unidades de saúde e o Espaço Saúde, ao lado do Samu, executam o teste rápido de HIV e sífilis e oferecem suporte, tratamento e acompanhamento, não só na campanha, mas durante todo o ano.
A coordenadora do programa municipal DST/AIDS, Thaís Renata, afirmou que a campanha também visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
“AIDS permanece entre as cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 e 34 anos de idade no estado. A maioria das pessoas infectadas não acha que precisam se testar”, diz.
Serão realizadas também atividades de campanha, com a realização dos testes em alguns pontos da cidade:
Quinta-feira (2), das 9h às 13h30, na Praça do Bairro;
Sábado (4), das 9h às 13h30, na Praça do Bosque;
Domingo (5), das 9h às 11h30, no Porto Said, e das 12h às 15h, no Rio Bonito
Quinta-feira (9), das 18h às 21h, na Cohab I
Sexta-feira (10), das 18h às 21h, na Praça do Itamaraty
Contágio
Ambos os vírus (HIV e sífilis) podem ser transmitidos ou adquiridos por meio da relação sexual desprotegida ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer a transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras do vírus.
Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Isso porque, algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus.
A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções. O primeiro caso da doença ocorreu em SP em 1980.
Até junho de 2020, foram notificados 281.093 casos de AIDS e, até junho de 2021, foram 121.919 infecções pelo HIV.
Em SP, foram notificados, em 2019, 37.299 casos de sífilis adquirida, 4.013 de congênita e 12.676 casos em gestantes. Em 2020, até junho, foram 4.615 em gestantes, 1.391 de congênita e 9.915 adquirida.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/12/01/cidades-do-centro-oeste-paulista-promovem-campanha-fique-sabendo-para-testagem-de-hiv-sifilis-e-hepatites.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp