07/12/2021 às 08h52min - Atualizada em 07/12/2021 às 08h52min

​Promotora Kele Bahena é Cidadã Honorária Platinense

Homenagem foi proposta pelo vereador e presidente do Legislativo, José Jaime Mineiro (DEM)

Tá no Site
Tanosite
Na última sexta-feira (3), a Promotora de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena foi homenageada na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina com o título de Cidadã Honorária Platinense, honraria proposta pela presidente do Legislativo, José Jaime Paula Silva (DEM), o ‘Mineiro’ pelos serviços prestados ao município.

Nascida em Ibaiti em 14 de outubro de 1973, a promotora Kele Bahena é filha de Onofre Diogo Acosta (in memorian) e Leonina do Prado Diogo. Tem cinco irmãos: Sérgio Diogo Acosta (in memorian), Ércio Diogo Acosta, Sônia Maria Diogo, Leila Regina Diogo Gonçalves Medina e Isabel Cristina Diogo; e duas filhas: Jordana Letícia Diogo Bahena e Yasmin Marial Diogo Bahena.

Foi professora primária (4ª série) de 1991 a 1995 no Colégio Nossa Senhora das Neves em Ibaiti. Formou-se em Direito pela UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Faculdade de Direito de Jacarezinho/PR no ano de 1995 e estagiou por um ano no escritório de advocacia Miguel Elias Fadel Neto, em Ibaiti.

Como Promotora de Justiça, tomou posse em maio de 1996, aos 22 anos. Iniciou a carreira como titular da comarca de Curiúva, onde trabalhou por dois anos e três meses, e posteriormente na comarca de Ribeirão do Pinhal por 10 anos.

Atualmente, doutora Kele, como é popularmente conhecida, exerce três funções no Ministério Público do Paraná: Coordenadora do GEPATRIA NORTE PIONEIRO – Grupo Especializado de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, que abrange 37 municípios, designada desde março de 2009; Promotora de Justiça Titular da 3ª Promotoria de Justiça da comarca de Santo Antônio da Platina desde 2015; e assumiu, neste ano de 2021, a Coordenação do GAEMA – Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do Norte Pioneiro, que abrange 38 municípios.

Mestre em direito pela Faculdade de Jacarezinho (UENP), doutora Kele é autora do livro: O princípio da moralidade administrativa e seu controle pela Lei de Improbidade, publicado em 2004 pela editora Juruá. Foi professora convidada da Faculdade de Direito de Jacarezinho (UENP) para lecionar na graduação e pós-graduação, assim como professora de pós-graduação da Faculdade de Ibaiti (FEATI). Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Ibaiti (FEATI) entre 2004 e 2010 e Coordenadora do Curso de Direito da FANORPI – Faculdade do Norte Pioneiro entre 2020 e 2021.

A Promotora de Justiça é especialista em Criminalidade por meio do Curso “Lotta al Crimine Organizzato” – A Luta contra o Crime Organizado, pela Universidade Tor Vergata, em Roma/Itália, e foi representante do Ministério Público do Paraná em Brasília na ENCCLA – Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro – órgão vinculado do Ministério da Justiça, nos anos de 2017, 2018 e 2019.

Presentes na solenidade

Participaram da solenidade os vereadores José Jaime Mineiro, Rudinei Esteves, Odemir Jacob, Mirian Montanheiro, Eduardo Ferreira, Flavinho Maiorky; o ex-vereador Chiquinho Net; o comandante do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente, capitão Angelino José de Siqueira; o advogado Sebastião Garcia Neto; o jornalista Junior Queiroz; o radialista Paulo Cesar Tiri Gomes; o presidente do Sindicato Rural Patronal de Santo Antônio da Platina, José Afonso Junior; o procurador-geral de Justiça do Ministério Púbico do Paraná (MPPR), Gilberto Giacoia; o juiz federal Rogerio Cangussu; o promotor de Justiça da comarca de Wenceslau Braz, Joel Beffa; o deputado federal Pedro Lupion e o prefeito em exercício, Francisco Monteiro, o CEO da Aramon.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp