MENU

10/12/2021 às 10h51min - Atualizada em 10/12/2021 às 10h51min

SRI do Norte Pioneiro e Sebrae realizam diagnóstico de necessidades de startups da região

Assessoria
Assessoria
Realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2021 um diagnóstico levantando os principais gargalos e necessidades de startups da região foi a base das discussões no 1º Encontro de Startups do Norte Pioneiro do Paraná realizado no dia 02 de dezembro.

O diagnóstico trouxe questões elencando as principais áreas nas quais os empreendedores poderiam ter demandas de capacitação profissional, suas conexões com os ativos tecnológicos do território e os desafios e/ou obstáculos enfrentados no dia a dia dos seus negócios. Elaborado pelo professor Hugo Corrêa (IFPR Campus de Jacarezinho) e por Odemir Capello (consultor do SEBRAE/PR) o diagnóstico foi aplicado pela consultora credenciada do SEBRAE/PR, Renata Tardelli e obteve informações de 24 startups.

Panorama Geral

Maturidade das Startups – diz respeito ao estágio do desenvolvimento do projeto/negócio, para o diagnóstico aplicado foram considerados os seguintes níveis de maturidade:
Ideação: Momento da descoberta, estruturação da ideia, busca de ferramentas e informações para iniciar o desenvolvimento.
Prototipação: Nesta fase os empreendedores estão construindo os protótipos(primeiros modelos) dos seu negócio, podem ser primeiras versões de software, primeiros testes do desenvolvimento de produtos, etc.
Validação: Aqui os protótipos e modelos de negócio são colocados para testes com clientes reais, em situações reais para validar sua relevância e efetividade.
Operação: Nesta etapa de maturidade, os empreendedores já fizeram os ajustes necessários e colocaram sua startup para “rodar”, os clientes estão chegando e o negócio já está monetizando.
Tração: Uma das etapas de maior desafio é esta pois aqui os empreendedores já possuem uma base de clientes consolidada e precisam aumentar seu alcance, ou seja, expandir o negócio, levá-lo a um outro patamar. Nesta etapa acontecem altas rodadas de investimentos.
O perfil de maturidade das startups da nossa região pode ser identificado no gráfico a seguir:
 

Escolaridade dos empreendedores: A escolaridade dos respondentes do diagnóstico mostra que no Norte Pioneiro do Paraná o perfil de empreendedores de startups é diverso, iniciando com estudantes no ensino médio chegando até mestres e doutores. 
  

Startups em Operação
Destacamos abaixo as startups que já estão no mercado e apresentamos um pouco dos seus modelos de negócio inovadores:
Assina Uai (Andirá) – Iniciando as operações neste mês de novembro, a startup de 4 sócios ASSINA UAI é um aplicativo que permite a assinatura e o armazenamento de documentos digitais, de modo a acelerar processos e reduzir diversos custos operacionais na gestão de contratos, termos e uma variada gama de documentos que precisam ser assinados, validados e guardados com segurança. Acesse o site e saiba mais: https://app.assinauai.com.br/ .
Creditus Financial Company (Jacarezinho) – Criada para empresários insatisfeitos com a forma de comissionamento dos serviços bancários, de colaboradores de alto potencial que não são reconhecidos de forma justa e merecida e de agentes e correspondentes bancários cansados com a forma tradicional. A startup oferece Empréstimos Consignados, Empréstimos Pessoais, Financiamentos de Imóveis, Financiamentos de Veículos, entre outros. Acesse o site e saiba mais: https://www.creditusfinancialcompany.com.br/ .
Cygnus Moda Inclusiva (Santo Antônio da Platina) – A Cygnus é uma marca de roupas que defende a inclusão em suas coleções, perseguindo o objetivo de tornar suas peças acessíveis a todas as mulheres. O grande diferencial da marca está em sua modelagem adaptada às necessidades de pessoas portadoras de limitações e uma etiqueta pensada com muito carinho a todas nós. Acesse o site e saiba mais: https://cygnusmodainclusiva.com.br/ 
Entenda Antes (Santo Antônio da Platina) – Startups do setor da construção, a Entenda Antes é um marketplace de projetos arquitetônicos prontos e personalizados. Que permite ao consumidor encontrar projetos dos melhores arquitetos e engenheiros do Brasil, de forma acessível e rápida. Acesse o site e saiba mais: https://entendaantes.com.br/ .
Gestor Ideal (Jacarezinho) - Um sistema de gestão focado em facilidade de uso e em funções essenciais para o controle de um pequeno negócio. Trazendo controle de estoque, financeiro, caixa, emissão de boletos, cadastros de clientes, emissão de documentos fiscais e várias outras funções. Acesse o site e saiba mais: https://gestorideal.com.br/ .
MobPar: (Wenceslau Braz) - A MobPar é um aplicativo de mobilidade urbana premiado em diversos eventos de inovação e empreendedorismo. A Startup brazense alcançou um crescimento forte através de duas vertentes de tração: unidades próprias e venda de franquias. A MobPar é hoje a 3ª maior empresa do setor em operações no Brasil, estando presente em 38 cidades de 6 estados brasileiros. Acesse o site e saiba mais: https://mobpar.com.br/ .
Startups Mapeadas
Além das Startups em operação citadas, foram mapeadas ainda outras 18 startups na região do Norte Pioneiro do Paraná, sendo distribuídas pelos seguintes municípios:
Bandeirantes: OnMaps, PetsOn e SmartMedic e SmartPet.
Cambará: CiberEscola, Nayio e SupCash.
Carlópolis:  STA – Sistema de tratamento alternativo.
Ibaiti: Alô lixo, Doe já e Empório MakeUpNatural.
Jacarezinho: BioeCoffee.
Santo Antônio da Platina: ADS – Alerta de desaparecimentos, Agende já, LifeStyle.App, NaturaOn e Sorella Modas.
Wenceslau Braz:  Eita Fome.

Uma das vertentes do diagnóstico era servir como ponto de partida para as discussões do 1º Encontro de Startups do Norte Pioneiro do Paraná realizado no dia 02/12/2021, que contou com a participação de 40 empreendedores e empreendedoras que atuam com inovação em nossa região. O encontro teve o objetivo de aproximar a governança do SRI das startups por meio do entendimento das “dores” que estas apresentam independente do seu nível de maturidade. Durante o encontro foi formado a comunidade de startups do Norte Pioneiro do Paraná. Para entrar em contato com o SRI, participar da comunidade ou sanar dúvidas sobre o ecossistema envie um e-mail para srinortepioneiro@gmail.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp