14/12/2021 às 10h17min - Atualizada em 14/12/2021 às 10h17min

​Regional de Saúde de Jacarezinho promove ações de prevenção ao HIV/AIDS

Objetivo é levar informações sobre conscientização e prevenção ao vírus e a busca pelo diagnóstico precoce

Folha Extra
Imagem ilustrativa / Google imagens
No mês de dezembro, além das comemorações de fim de ano, também é celebrado o mês de conscientização e prevenção do vírus HIV e AIDS, essa data vem sendo cada vez mais importante para a população nos dias de hoje.

No dia 1° de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e, por isso, o mês foi escolhido para despertar a necessidade da prevenção e do entendimento sobre a doença.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida/Aids) é causada pelo vírus da imunodefiência humana (HIV). É mais comum sua transmissão durante a relação sexual sem uso de preservativo e pela troca de fluidos corporais. O contágio também pode acontecer durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, pela amamentação e por compartilhamento de agulhas contaminadas. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, sendo capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo.

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV, imediatamente têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, para assim poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (mais conhecidos como coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam que a imunidade caia e que a Aids apareça, que é o estágio mais avançado da doença.

Apesar de pouco comentado, esse mês é de extrema importância para informar e diagnosticar essa doença que, infelizmente não tem cura, mas que com o tratamento correto o paciente pode ter plena qualidade de vida. O diagnóstico precoce do vírus é o principal fator para que o vírus seja controlado e a taxa de sobrevida aumente consideravelmente.

Diante da importância, a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho irá promover uma testagem de exames em massa e uma sequência de palestras informativas com profissionais da saúde, que serão na Praça Rui Barbosa, localizada na Rua Costa Júnior, 1095. Os agentes farão esse intenso atendimento durante o dia todo nos dias 15, 16 e 17 de dezembro.

Essa ação visa levar os exames para a população de uma forma mais fácil e rápida, atingindo assim o maior número de pessoa possíveis e buscar o diagnóstico precoce que, permite a busca pelo tratamento no tempo certo, possibilitando qualidade de vida.

O Diretor da 19° Regional de Saúde, Marcelo Nascimento e Silva, comentou sobre como as palestras podem ser mais eficazes do que parecem.  “Por exemplo, numa palestra você recebe informações de profissionais capacitados da saúde e, essas informações podem te ajudar a detectar rapidamente uma DST, podendo assim iniciar o tratamento rapidamente, evitando um problema maior no futuro”, comenta.

Embora o mês de dezembro seja especificamente voltado para a prevenção dessas doenças, em qualquer época do ano você pode realizar testagens procurando a Unidade de Saúde mais próxima de você. Mas para se prevenir, deve-se usar preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações, sendo o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp