MENU

13/12/2021 às 19h38min - Atualizada em 14/12/2021 às 00h00min

Mais de 300 presos recebem autorização para saída temporária de fim de ano, em Londrina

Segundo o Depen, presos do regime semiaberto serão divididos em dois grupos para a saída. Obra da nova unidade penitenciária de Londrina foi concluída e aguarda adequação para receber detentos.

G1 - Norte, Nordeste PR
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2021/12/13/mais-de-300-presos-recebem-autorizacao-para-saida-temporaria-de-fim-de-ano-em-londrina.ghtml

Segundo o Depen, presos do regime semiaberto serão divididos em dois grupos para a saída. Obra da nova unidade penitenciária de Londrina foi concluída e aguarda adequação para receber detentos. Presos do semiaberto fão sair no Natal e Ano Novo
RPC/Reprodução
Mais de 300 presos do regime semiaberto receberam autorização da Justiça para a saída temporária de fim de ano, em Londrina, no norte do Paraná, segundo o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen-PR).
De acordo com o coordenador regional do Depen, Reginaldo Peixoto, os detentos liberados são aqueles que saem normalmente para trabalhar fora, mas retornam para a unidade prisional durante a noite.
Os presos que têm direito vão sair para ficar com a família entre 20 e 29 de dezembro, ou 27 de dezembro a 5 de janeiro de 2022.
"Normalmente elas já vêm fazendo essas saídas no decorrer do ano todo. São pessoas que, muitas vezes, já estão trabalhando fora, na sociedade, e muitos voltam apenas para dormir. A gente tem acompanhado em anos anteriores a questão dos índices de violência, a população pensa: 'está soltando todos os presos e vai aumentar', mas não tem aumentado. Esclareço, essas pessoas já estão saindo normalmente no regime semiaberto", explicou.
Nova penitenciária de Londrina
Construída ao lado da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II), a nova unidade está com as obras concluídas.
Entretanto, segundo o Depen, o prédio ainda precisa passar por uma adequação na rede de esgoto antes de receber os presos.
Conforme a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), essa alteração deve ser feita até o fim de dezembro de 2021.
Com o funcionamento da nova unidade, o Depen espera desafogar 750 vagas da carceragem de municípios da região. Os presos devem ser transferidos no início de 2022.
Após a transferência, serão desativadas as carceragens em Uraí, Marilândia do Sul e Bela Vista do Paraíso, ambas no norte do estado.
"Essas unidades já estão em processo de desativação, a gente já vem tirando presos de lá e nós vamos fazer uma logística para isso", disse o coordenador.
Tornozeleiras
Aumenta o uso de tornozeleiras eletrônicas
Segundo o Depen, até esta segunda-feira (13), 2.050 pessoas têm sido monitoradas por tornozeleira em Londrina e região.
Com o aumento de crimes, como o tráfico de drogas, furtos e roubos, subiu também o número de pessoas monitoras por tornozeleira, segundo o coordenador regional.
Em 2020, no auge da pandemia, eram 2.350 pessoas monitoradas. Por semana, em Londrina, são 60 novas tornozeleiras instaladas.
Segundo o Depen, das 4.197 tornozeleiras instalas em 2021, 204 foram perdidas ou rompidas.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Veja mais notícias da região no g1 Norte e Noroeste.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2021/12/13/mais-de-300-presos-recebem-autorizacao-para-saida-temporaria-de-fim-de-ano-em-londrina.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp