MENU

14/12/2021 às 13h38min - Atualizada em 15/12/2021 às 00h00min

Como prevenção à variante ômicron, Saúde de Bauru monitora seis pessoas que chegaram de viagem da África do Sul

Moradores estão em isolamento domiciliar e não apresentaram sintomas da Covid-19. Prefeitura informou que faz o monitoramento de pessoas que chegam de viagem de países que estão na lista de restrições do governo federal.

G1 - Bauru, Marília (SP)
https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/12/14/como-prevencao-a-variante-omicron-saude-de-bauru-monitora-seis-pessoas-que-chegaram-de-viagem-da-africa-do-sul.ghtml

Moradores estão em isolamento domiciliar e não apresentaram sintomas da Covid-19. Prefeitura informou que faz o monitoramento de pessoas que chegam de viagem de países que estão na lista de restrições do governo federal. Variante ômicron do coronavírus
Getty Images
Seis pessoas que chegaram de viagem recentemente da África do Sul estão em isolamento domiciliar, sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde de Bauru (SP). A ação é medida de prevenção por conta da variante ômicron do coronavírus, que foi identificada pela primeira vez no país do continente africano.
Por meio de nota, a prefeitura informou que a Secretaria de Saúde faz o monitoramento de pessoas que chegam de viagem de países que estão na lista de restrições do governo federal.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa aos municípios sobre a chegada das pessoas, pois as mesmas respondem a um questionário assim que desembarcam no país, inclusive devendo colocar o município de destino e os dados para contato.
Ômicron: o que se sabe sobre a nova variante do coronavírus
Com essas informações, a Secretaria de Saúde entra em contato com a pessoa, que deve permanecer por duas semanas em isolamento, para verificar o surgimento de sintomas compatíveis com a Covid-19. Em caso de sintomas, a pessoa deve fazer o exame para detectar se está ou não com o vírus.
Ainda de acordo com a pasta municipal, das seis pessoas que estão sendo monitoradas, pra cinco delas o período de monitoramento já acaba entre esta terça-feira (14) e quarta-feira (15), e pra uma delas, termina na semana que vem. A secretaria informou ainda que nenhuma teve sintomas da Covid-19 durante esse período de isolamento.
Casos da variante
O governo de São Paulo confirmou no último domingo (12), o quinto caso de variante ômicron da Covid-19 no estado. Trata-se de uma mulher de 40 anos, residente em Limeira, e que viajou à África do Sul e à França em novembro.
A nova paciente tem esquema vacinal completo. No sábado (11), o governo do estado havia confirmado o quarto caso na capital paulista. Todos os pacientes com a variante tinham vacinação completa e relato de sintomas leves ou assintomáticos, segundo o governo paulista.
O ministério da saúde informou também no domingo (12) que o Brasil tem 11 casos confirmados e identificados da variante ômicron, contando com os cinco casos de SP.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/12/14/como-prevencao-a-variante-omicron-saude-de-bauru-monitora-seis-pessoas-que-chegaram-de-viagem-da-africa-do-sul.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp