MENU

14/12/2021 às 19h45min - Atualizada em 15/12/2021 às 00h00min

Mais 6 cidades do Paraná estão com rodízio de água por falta de chuvas, diz Sanepar

Curitiba e outros 13 municípios da região enfrentam interrupções no abastecimento desde 2020; companhia alega baixa vazão de rios e poços, além do aumento no consumo.

G1 - Norte, Nordeste PR
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2021/12/14/mais-6-cidades-do-parana-estao-com-rodizio-de-agua-por-falta-de-chuvas-diz-sanepar.ghtml

Curitiba e outros 13 municípios da região enfrentam interrupções no abastecimento desde 2020; companhia alega baixa vazão de rios e poços, além do aumento no consumo. Mais 6 cidades do Paraná estão com rodízio de água por falta de chuvas, diz Sanepar
Reprodução/RPC
Mais seis cidades do Norte Pioneiro e do sudoeste do Paraná estão com rodízio no abastecimento de água, informou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) nesta terça-feira (14). Curitiba e outros 13 municípios da região enfrentam interrupções no abastecimento desde 2020.
Segundo a companhia, a pouca quantidade de chuvas em novembro e na primeira quinzena de dezembro comprometeram a capacidade de abastecimento. Veja as cidades que passaram a ter rodízio:
Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro)
Carlópolis (Norte Pioneiro)
Quatiguá (Norte Pioneiro)
Siqueira Campos (Norte Pioneiro)
Pranchita (sudoeste)
Santo Antônio do Sudoeste (sudoeste)
A Sanepar não informou detalhes sobre o esquema de rodízio. Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste entraram no novo sistema na segunda-feira (13).
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta a ocorrência de chuvas isoladas e de fraca intensidade em várias regiões do estado. Este cenário leva à adoção do rodízio para garantir regularidade no abastecimento.
Conforme a Sanepar, houve redução na vazão de rios e poços que, aliada às altas temperaturas, provocou aumento no consumo de água.
A situação confirma as previsões meteorológicas que apontavam chuvas abaixo da média em todo o território paranaense em dezembro, alinhada à tendência climática global da La Niña no Oceano Pacífico, com impacto de baixas precipitações no Sul do Brasil.
Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 2021 é de 26% o déficit de chuvas no Brasil em relação à média histórica da última década.
Cidades em alerta
Ainda de acordo com a Sanepar, Dois Vizinhos, na região sudoeste, está em alerta e corre o risco de também ter rodízio de água a partir da próxima semana. A queda na vazão no sistema da cidade chega a 35%.
Jardim Alegre e Califórnia, no norte, e Paranavaí, no noroeste, também estão em alerta, conforme a companhia.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do estado no g1 Paraná.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2021/12/14/mais-6-cidades-do-parana-estao-com-rodizio-de-agua-por-falta-de-chuvas-diz-sanepar.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp