15/12/2021 às 16h25min - Atualizada em 15/12/2021 às 16h25min

​Projeto de Extensão de Enfermagem da UENP distribui material didático sobre aleitamento materno

Coordenação do projeto de extensão faz a entrega de 110 DVDs gratuitamente à 18° Regional do Estado do Paraná

Assessoria
Assessoria
O projeto de extensão “Sensibilização e Educação sobre o Aleitamento Materno”, desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, realizou, na terça-feira (14/12), entrega de 110 DVDs gratuitamente à 18° Regional do Estado do Paraná, para serem distribuídos dentre os municípios que a compõe. Os materiais didáticos abrangem as dúvidas mais recorrentes das puérperas e contém informações pertinentes a uma prática segura de amamentação para a mamãe e orientações à família.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora-doutora Carolina Fordellone Rosa Cruz, (enfermeira obstetra e especialista em aleitamento materno), cada DVD possui uma sequência de vídeos sobre a temática do aleitamento materno, por meio dos quais são abordadas as 14 temáticas: (1) Apresentação do projeto; (2) Tipos de aleitamento materno e recomendações do Ministério da Saúde; (3) Benefícios do aleitamento materno exclusivo; (4) Amamentação e o desenvolvimento da cavidade bucal.

O material abrange ainda os seguintes temas: (5) Anatomia das mamas femininas; (6) Fisiologia da produção e ejeção do leite materno; (7) Tipos de leite materno; (8) Técnica correta para amamentar; (9) Prevenção e manejo das principais intercorrências mamárias; (10) Quantidade e duração das mamadas por dia; (11) Aleitamento materno e a cárie dentária no bebê; (12) Higiene bucal do bebê: quando e de que forma deve ser iniciada?; (13) Aspectos psicológicos e a família como rede de apoio à amamentação; (14) Mitos sobre o aleitamento materno.

Os DVDs estão disponíveis nos formatos para televisão e computador, permitindo o acesso da população de forma facilitada e gratuita, especialmente às gestantes e puérperas. Os vídeos também serão disponibilizados em redes sociais: Instagram: @aleitamentouenp; Facebook: Aleitamento Materno; e YouTube: Aleitamento Materno UENP. O acesso é gratuito. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Aleitamento Materno
O projeto “Sensibilização e Educação sobre o Aleitamento Materno” tem o objetivo de produzir materiais audiovisuais e educativos sobre a temática do aleitamento materno, a fim de sensibilizar as puérperas e seus familiares, promover o conhecimento e incentivar a prática da amamentação de forma saudável e correta. Coordenado pela professora Carolina Fordellone, o projeto de extensão conta com a participação da bolsista e discente do curso de Enfermagem, Geovanna dos Santos Lalier; de acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Ciência da Computação da UENP, em parceria com a Fundação Araucária.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp